0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
28 de Novembro de 2017 - PREFEITO
Ricardo Raymundo prestigia formatura de 370 alunos do programa Proerd
Por: Assessoria de Comunicação

Na noite da última sexta-feira (24), no Ginásio do Centro de Educação Infantil (CEI), o prefeito de Tupã, Ricardo Raymundo, compareceu no evento de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), onde 370 alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais concluíram o ciclo de aprendizagem pelo programa.

Também estiveram presentes na cerimônia, o secretário Municipal de Educação, Mauro Guerra, o secretário Municipal de Cultura, Renato Gonzalez, o Presidente da Câmara, Valter Moreno, o vereador Cabo e Pastor Castilho, o vereador Alexandre Scombatti, além de autoridades Municipais, representantes das escolas, familiares, imprensa local e convidados. A solenidade ainda contou com homenagem ao instrutor do Proerd, Fábio Luis.

Segundo o Policial Militar e instrutor do Proerd, Cabo Fábio Luís, o programa, desenvolvido pela Companhia da Policia Militar, vem sendo realizado durante meses em forma de palestras e dinâmicas com os alunos e tem como foco o combate às drogas e qualquer tipo de violência.

“Temos a satisfação de participar da formação de mais 370 alunos no nosso município. Tenho certeza que com as informações que essas crianças adquiriram, elas terão consciência que mesmo que um colega venha servir de mau exemplo não terá poder de convencimento perante esses alunos”, contou.

Na oportunidade, ele ainda agradeceu a homenagem realizada pela Secretaria Municipal de Educação, junto com pais de alunos, e contou estar ansioso para iniciar as aulas de 2018.

“Me sinto muito honrado e feliz por receber essa linda homenagem. É muito gratificante saber que esse simples trabalho com os jovens já influencia muito na formação de caráter deles e que os pais apóiam esse trabalho. Este ano já formamos diversos alunos no programa este ano e estou ansioso para iniciar as aulas de 2018”, frisou.

De acordo com Capitão André Luis Colato, o projeto atua há anos em Tupã e o resultado é visto pela boa aceitação das famílias dos alunos. O Proerd visa instruir as crianças e adolescentes dos riscos das drogas lícitas e ilícitas, bem como formar os alunos a combaterem qualquer tipo de violência.

“Há anos a Polícia Militar desenvolve junto com as escolas este trabalho de prevenção e combate às drogas. Ao todo foram formados milhares de crianças. Para nós que desenvolvemos este trabalho na comunidade é muito gratificante, pois os pais e familiares percebem o quanto as crianças assimilam as informações e tentam aplicar no seu dia a dia”, declara.

Para o secretário Municipal de Educação, Mauro Guerra, o programa aproxima a Polícia Militar da comunidade e, principalmente, conscientiza as crianças dos perigos das drogas.

“Além de ser uma forma da comunidade se aproximar da Polícia Militar, de mostrar para a criança que o policial é amigo e está para ajudar, o Proerd possibilita habilidades e condições, por meio de informação, para as crianças ficarem longe do caminho das drogas e da violência e projetos como esses têm tudo haver com os projetos que queremos implantar em nosso município cidade”, conta.

O vereador Cabo e Pastor Castilho, elogiou o programa Proerd e ainda destacou a importância das atividades da Policia Militar para os alunos e também para a escola.

“O Proerd sem dúvidas é um dos programas mais bem-sucedido e importante para a população, pois ensina e trabalha a prevenção com crianças e jovens sobre o mundo da criminalidade e das drogas. Com essa formatura, temos hoje a certeza de que todas essas crianças só entrarão no crime e no mundo das drogas se realmente quiserem, pois todas já têm as informações sobre o que são as drogas e todas as coisas ruins que o uso ou o envolvimento podem trazer para a vida. Sem dúvida os maiores beneficiados do programa são os pais, pois juntos com os ensinamentos, o Proerd também incentiva a participação dos pais na comunidade escolar, garantindo um acolhimento melhor para esse jovem e também uma boa formação de caráter. Parabéns a todos os envolvidos neste programa”, parabenizou.

Também presente na cerimônia, o Presidente da Câmara, Valter Moreno, ainda ressaltou a importância do PROERD para a sensibilização das famílias no combate às drogas e também no auxilio das crianças na construção de caráter.

“Acho esse projeto importantíssimo, porque as crianças ficam realmente cientes de que o mundo das drogas não é o caminho certo. Além disso, esse programa provoca a necessidade de integração das famílias na escola, estendendo o conteúdo trabalhado para a comunidade de forma geral. Parabéns a todos os jovens que se formaram no Proerd e parabéns a Secretaria de Educação e a Polícia Militar pelo belo trabalho realizado com essas crianças”, conclui.

De acordo com o prefeito, Ricardo Raymundo, o combate às drogas é e sempre será um muito importante, que deve ser trabalhado desde a juventude, pois é uma forma de formar cidadãos conscientes e responsáveis.

“O PROERD é uma grande ferramenta para a Escola, uma vez que ela é vista pela sociedade como uma instituição de referência para a formação dos futuros cidadãos de nossa comunidade. O programa desenvolve valores que depois serão internalizados pelas crianças e repassados para as famílias e a comunidade em geral”, disse.

Para finalizar, Ricardo ainda parabenizou os alunos formados, os pais dos alunos, pelo constante apoio com a escola, e aos instrutores do PROERD e também os Policiais Militares pela prática do programa.

“Gostaria de parabenizar todos os 370 alunos que estão se formando, é realmente lindo ver quantos pequenos cidadãos estamos formando por meio da educação. Quero parabenizar os pais e professores pelo apoio diário a essas crianças, precisamos de mais projetos como esses e sabemos que a educação de Tupã está seguindo um bom caminho. Também gostaria de parabenizar e agradecer a Policia Militar por esse programa que é de extrema importância para toda a sociedade e nós podemos ver isso na alegria dessas crianças, no carinho que elas dispensam aos instrutores e na consciência que elas têm sobre problemas como uso de drogas, criminalidade e violência, é realmente um trabalho magnífico e digno de aplausos”, finalizou o prefeito.

 

Sobre o PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o PROERD foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px