0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
28 de Novembro de 2017 - CULTURA
Evento em Tupã discutiu cultura tradicional e contemporaneidade
Por: Assessoria de Comunicação

A prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, Poiesis e Programa Oficinas Culturais, realizou no último sábado o evento “Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade”, com objetivo de transformar a cidade de Tupã em um espaço de reflexão tradições afro-brasileiras.

De acordo com Fernando Fado, coordenador do Programa Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, quando organizaram os temas do ciclo de estudos logo pensaram na cidade de Tupã pelo histórico cultural do município e próximos eventos poderão ser realizados no município.

“Quando pensamos no ciclo de estudos sobre cultura tradicional e contemporaneidade falando sobre tradições Afro-brasileiras a gente imediatamente pensou em Tupã, pelo histórico que a cidade tem tanto em questão indígenas como também as questões de igualdade e o histórico da ONG de Tupã,” comentou.

Para o secretário municipal de Cultura de Tupã, Renato Gonzalez, o evento que faz parte da programação do Mês da Consciência Negra foi de grande valor para a população.

"Em primeiro lugar precisamos destacar a importância de ter um evento desses em Tupã, e que só está sendo realizado em apenas 6 cidades em todo o Estado de São Paulo. Eu costumo falar que nos dias de hoje as pessoas ficam indignadas com preconceito um, dois dias e depois o assunto fica esquecido novamente, esse evento vem para fazer o contrário, vem para aflorar o tema é fazer com que as pessoas entendam suas raízes", disse.

O evento contou com palestra sobre políticas públicas para a valorização das culturas negas, bate papo “Refletindo a Marginalização das Tradições Afro-Brasileiras”, roda de conversa “Resistência coletiva para a multiplicação da memória” e o espetáculo teatral “Negro de Estimação”.

O prefeito de Tupã, Ricardo Raymundo, esteve presente no ciclo e parabenizou a secretária da cultura pela realização das atividades.“Queremos dar nossos parabéns à equipe da secretaria da culturaque se envolveu e trouxe estas palestras. Que cada vez mais tenhamos debates para manter a preservação da nossa cultura. Pois uma sociedade sem cultura acaba perdendo valores,” afirmou.

Já o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Caio Aoqui, elogiou a realização do evento. “É uma alegria participamos desse ciclo importante fechando o mês da Consciência Negra junto com Renato, com prefeito Ricardo Raymundo que tem dado condições para a realização doevento. E vemos uma sociedade atenta a temas relevante, a realidade de nossa sociedade”.

Representando o Poder Legislativo os vereadores Eduardo Akira Edamitsu e Paulo Henrique prestigiaram o evento e ressaltaram a importância de combater o preconceito existente ainda em nossa sociedade.

“O evento está trazendo conhecimento para a população, combatendo o racismo e fazendo um trabalho importante em parceria com a secretaria de cultura do estado” comentou Eduardo.

“A gente sabe que o racismo em nosso país é um racismo velado. Vemos hoje em campanhas de propaganda e até mesmo na câmara municipal e na prefeitura um numero muito pequeno de negros, mesmo estando em um país com mais de 60% de negros. Então acho que uma discussão como essa realizada pela secretaria de cultura é muito importante para passarmos conhecimento para população”, falou Paulo Henrique.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px