0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
29 de Novembro de 2017 - SAÚDE
Saúde divulga balanço da campanha de busca ativa
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta semana o balanço da Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, que visa a prevenção da tuberculose.

De acordo com a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Joselaine Pio Rocha, durante toda a ação de intensificação das buscas, foram recolhidas amostras de 35 pacientes que procuraram os locais da iniciativa.

Segundo ela, as ações ocorreram do dia 2 ao 20 deste mês nas 12 PSF (Programa Saúde da Família), três UBS (Unidades Básicas de Saúde), além de Pronto-Socorros e locais estratégicos da saúde.

"As pessoas ainda acreditam que a doença não existe na região. É preciso conscientizar a população e divulgar sobre os sintomas da doença. A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos, em especial, os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado de Mycobacterium tuberculosis. Qualquer pessoa pode contrair tuberculose, basta estar com o sistema imunológico deficiente ao entrar em contato com bacilo. A bactéria fica no ar, depois de expelida por tosse ou espirro de um doente.

Josi afirma que mesmo com o fim da campanha, as unidades continuam realizando a coleta de exames. Caso a pessoa apresente os sintomas deve procurar a Unidade de Saúde da qual pertence. O tratamento é gratuito e não pode ser interrompido sem ordens médica.

"Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, a pessoa entrará com o tratamento, deixará de transmitir para outras pessoas e mais rápido terá a cura", finalizou a enfermeira.

O prefeito Ricardo Raymundo, elogiou o trabalho de intensificação de busca ativa, realizado pela Secretaria da Saúde, e destacou a importância de se prevenir e diagnosticar a doença.

"Temos que enfrentar com todas as ferramentas possíveis e conscientizar as pessoas que a Tuberculose é uma doença curável, mas que deve ser tratada adequadamente. A saúde é uma das prioridades do nosso governo e as unidades de saúde estão prontas e com profissionais capacitados para atender a nossa população. Parabéns a todos os profissionais que participaram das ações da campanha", concluiu.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px