0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
01 de de 2017 - ASSISTÊNCIA SOCIAL
ID Jovem garante benefícios para jovens de baixa renda
Por: Assessoria de Imprensa

A Identidade Jovem é um documento digital criado pelo Governo Federal que permite que os jovens tenham alguns benefícios garantidos. Em Tupã, o programa é oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Cadastro Único.

De acordo com o coordenador o CadÚnico, Márcio Lira, a identidade é destinada a jovens de baixa renda que necessitam de auxílio para ter acesso a eventos culturais, esportivos e de lazer.

O primeiro passo para conseguir o benefício é estar inscrito no Cadastro para Programas Sociais do Governo Federal (o Cadastro Único). A partir disso, os dados serão analisados e, se aprovados, será gerado o Número de Identificação Social (NIS), necessário para criar a identidade posteriormente.

 “É preciso ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não, estar inscrito no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos. Além disso, possuir renda familiar de até 2 salários mínimos”, explicou Márcio Lira.

O jovem terá acesso ao documento pelo próprio celular, através do download do aplicativo da ID Jovem, disponível para Android, iOS e Windows Phone.  Deverá preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da identidade.

“Não é necessário imprimir, basta apresentar a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documento oficial com foto”, orienta Márcio Lira.

Benefícios

Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.

São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​.  Depois de esgotadas as vagas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% no valor das passagens. Entretanto, o transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

Além disso, o jovem ganha isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.

Para se inscrever no CadÚnico e ter acesso à ID Jovem, o interessado deve procurar o Cadastro Único, que fica na Rua Tapajós 999. Mais informações podem ser obtidas através do (14) 3491-4610.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px