0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
04 de de 2017 - SAÚDE
Saúde participa da Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes aegypti
Por: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o setor de Endemias, participará entre os dias 4 a 8 de dezembro da Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes aegypti.

De acordo com a enfermeira do setor de endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, além do serviço de rotina que é realizado todos os dias, que foi intensificado, a equipe da Vigilância realizará também atividades com a intenção de informar sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.

“Essa semana tem o intuito de executar ações conjuntas entre o poder público, a sociedade civil e a população em geral a fim da eliminação dos criadouros desse mosquito que é responsável pela transmissão de dengue, zika e febre chikungunya”, explicou.

Segundo ela, estudos epidemiológicos levam a crer que em 2018 o número de casos das doenças envolvendo o mosquito no país serão muito maiores do que em 2017.

“Desta forma, é preciso à mobilização de toda sociedade para as ações de prevenção de controle do vetor, especialmente na eliminação de criadouros e recipientes que acumulem água e estejam sem proteção contra o mosquito”, ressaltou.

A enfermeira também destaca que a equipe da Vigilância trabalha o ano inteiro no combate ao mosquito, realizando a busca de criadouros e larvas dos mosquito em imóveis residenciais e comerciais, além de prédios públicos e locais estratégicos como ferro velho, praças e outros.

 “A população também pode ajudar no combate realizando pequenas ações como tirar a água que fica acumulada em recipientes, jogar cloro nos ralos das casas e nos bueiros em frente às suas residências, evitando assim o desenvolvimento das larvas do mosquito, entre outras ações”, completa.

Ela lembra que a prevenção depende muito da população e ressalta que a população deve estar atenta para evitar focos do mosquito, mantendo as caixas d’água bem fechadas e não deixar a água acumular em outros recipientes, com vasos de plantas, garrafas e qualquer outro que possa acumular água

“A limpeza dos terrenos baldios, sem construção, é de responsabilidade de seus proprietários. Até tampinhas de garrafas servem para a larva do mosquito se desenvolver, já que a água acumulada atrai as fêmeas dos mosquitos, que colocam seus ovos nas paredes dos recipientes. Por isso, recomenda-se que uma vez por semana, cada cidadão deve vistoriar o imóvel onde vive ou trabalha e tomar as providencia para eliminar os recipientes com água e evitar a proliferação do mosquito”, frisa.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px