0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
06 de de 2017 - AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Secretaria de Agricultura realiza plantio experimental de mandioca
Por: Assessoria de Imprensa

Com objetivo de aprimorar técnicas de cultivo de mandioca, a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com alguns produtores do município, realizou no Viveiro Municipal o plantio de diversas espécies de mandioca.

De acordo com chefe de setor da Agricultura, Anderson Salles, a iniciativa visa aperfeiçoar a técnica da cultura visando melhorar o atendimento aos agricultores, utilizando o mínimo possível de recursos públicos.

“A ideia principal desse plantio é a especialização do setor da agricultura, em destaque da Patrulha Rural, que nesse ano buscou ajudar os produtores realizando desde o plantio até o preparo de solo, para produtores que não possuem maquinários necessários para a cultura. Tivemos uma parceria grande com alguns produtores da cidade, que participaram da iniciativa com a doação de manivas (ramas) e produtos químicos”, destacou.

Segundo Salles, o plantio de mandioca na atual safra 2017/2018 obteve um aumento significativo no município, isso graças a grande demanda pelo produto e pelo ótimo preço da última safra.

“Como se adapta facilmente, a mandioca é produzida em todos os Estados brasileiros, o que lhe confere a oitava colocação entre os principais produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada; e o sexto lugar em valor de produção, de acordo com informações da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Sabendo desses dados, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, junto a Patrulha Rural do município, aumentou seu portfólio de trabalho para atender e ajudar aqueles produtores que não possuem maquinários necessários para o plantio da cultura, realizando desde o preparo de solo até o plantio”, ressaltou.

Ele explicou ainda que o plantio foi realizado com maquinários disponibilizados pela Patrulha Rural do município, que disponibiliza equipamentos e implementos agrícolas para pequenos e médios produtores de Tupã.

“O trabalho da Patrulha Rural é justamente incentivar o crescimento da agricultura local e beneficiar principalmente aqueles produtores que não tem os implementos necessários para preparar a terra para plantio, nem recursos para adquirir esses equipamentos’’, ressaltou.

Salles disse ainda que além dos equipamentos para o plantio de mandioca, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disponibiliza também de maquinários como grade aradora, arado de aiveca, grade niveladora, terraceador, distribuidor de calcário e perfurador de solo e plantadeira/adubadeira de mandioca.

Serviços

Segundo o chefe de setor da Agricultura, para contratar os serviços oferecidos, o produtor deve comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Rua Francisco Budaibes, 101, Vila Tupã Mirim I e preencher o requerimento com dados pessoais e da propriedade.

Após esse processo o produtor deverá realizar o pagamento do boleto bancário, que é emitido junto ao requerimento. Quando pago o boleto bancário, o produtor é informado e a solicitação entra na lista de serviços, que segue ordem de data do pagamento.

 

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px