0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
18 de de 2017 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Procon orienta população sobre os cuidados nas compras de Natal
Por: Assessoria de Imprensa

O Natal está chegando e as lojas estão repletas de sugestões e promoções para quem não abre mão de presentear alguém nessa época. No entanto, antes de ir às compras, é preciso ficar atento para comprar com preços justos e direitos garantidos e, o principal, não estourar o orçamento.

Para isso, o secretário municipal de Desenvolvimento Economico, Marcus Zanelato, recomenda seguir alguns passos que poderão mudar o seu natal para o melhor.

Segundo Zanelato, antes de sair às compras é necessário refletir. O consumidor deve sempre pensar no quanto pode gastar, já que no início do ano chegam as despesas inevitáveis como IPTU, IPVA, material escolar, entre outras.

“Para quem deseja comprar presentes para os entes queridos a primeira coisa que devem fazer é planejar. O planejamento de gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário”, alerta.

Após o planejamento, é hora é pesquisar. Segundo o secretário, fazendo uma pesquisa de preços é possível encontrar grandes diferenças entre os estabelecimentos. A pesquisa também deve ser feita se a opção da pessoa for comprar pela internet.

“Nessas situações, o consumidor deve ficar atento para não entrar em sites falsos. Nas compras via internet, as recomendações de segurança são evitar clicar em links recebidos por e-mail ou publicidade na internet; pesquisar o endereço eletrônico da loja digite no campo apropriado em seu navegador e verificar na página do estabelecimento a existência de CNPJ, endereço e telefones para contato; se não encontrar essas informações, não compre, pois o site pode ser falso”, orienta.

Após a compra, Zanelato recomenda que a pessoa imprima o comprovante com a descrição do pedido e a data provável de entrega do produto.

“Como acontece com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial, nas compras pela internet o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso, todos os valores pagos devem ser restituídos, inclusive o frete”, conta.

No caso de compras feitas pessoalmente nas lojas, Marcus orienta que a pessoa deve ser informada corretamente sobre as condições de pagamento, como preço à vista e a prazo, número de parcelas e taxas de juros mensal e anual. Sempre é possível negociar descontos, principalmente para pagamento à vista.

“É importante ainda conhecer o produto que se pretende comprar, assim, ao adquirir um eletroeletrônico, por exemplo, é bom testá-lo na própria loja se for possível, para conferir se ele está funcionando corretamente. É importante também verificar se o manual de instruções está em português e se o certificado de garantia e a nota fiscal acompanham a mercadoria”, conta.

Segundo ele, é preciso também observar ainda as embalagens dos produtos, que devem ter todas as informações em português. “Alimentos e cosméticos devem apresentar diversos dados como registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade, o fabricante ou importador, entre outros”, ressalta.

Já no caso de roupas e calçados, é importante verificar com o vendedor a possibilidade de troca caso o presente não sirva ou não agrade.

“O Código de Defesa do Consumidor só garante a troca se o produto apresentar defeito, e ainda assim depois de ser enviado para a assistência técnica e não houver solução em até 30 dias. Para evitar transtornos, conheça a política de troca do estabelecimento comercial”, orienta.

Em caso de reclamação, Zanelato orienta que o consumidor procure sempre o Procon do seu município. O órgão de Tupã fica localizado na avenida Tapuias, 907 e funciona das 7h às 17 horas.  O telefone para contato é 3441-4273.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px