0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
19 de de 2017 - SAÚDE
Projeto ‘Vigilâncias em Ação’ voltará em 2018
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde realizou em 2017 o projeto Vigilâncias em Ação. Com início em 24 de outubro, a ação percorreu diversos bairros do município, levando aos moradores explicações e métodos de combate à dengue, Zika vírus,

chikungunya entre outras doenças.

Os encontros aconteceram semanalmente às terças-feiras, na casa de moradores que gentilmente cediam o espaço de suas casas a pedido da Unidade de Saúde do bairro.  Idealizado pelo setor de vigilância epidemiológica, as equipes de combate a Endemias, Centro de Controle de Zoonoses dentre outros setores da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar de o tema das reuniões serem relacionados à saúde, a população também demonstrou dúvidas sobre assuntos envolvendo Meio Ambiente. Desta forma a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também foi convidada a participar dos encontros, sanando as dúvidas dos moradores. As perguntas mais frequentes sobre Meio Ambiente foram sobre os dias de coleta de lixo orgânico e reciclável, quais materiais poderiam ser descartados na reciclagem, onde depositar móveis velhos e outros tipos e materiais inservíveis, etc.

O Vigilâncias em Ação também contou com a presença de médicos da rede pública, como o infectologista Dr. Douglas Batista e o Dr. William Brás, clínico geral da Unidade de Saúde Sta. Adélia, que parabenizou o trabalho desenvolvido pelos funcionários e a adesão dos moradores ao projeto.

“Esta campanha que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde tem muita validade para a saúde epidemiológica do município.É um projeto que precisa se perpetuar e tomar maior proporção, se possível. Quanto mais conscientizamos a população, mais chegamos ao controle dessas doenças”, enfatizou Dr. William.

Moradora do jardim Casari, Tereza do Amaral conta que já contraiu dengue duas vezes. De acordo com ela, ao lado de sua residência existe um lote vazio, onde os moradores abusam e descartam entulhos.

“Considero muito importante essa ação da Secretaria Municipal de Saúde, pois eu já tive dengue duas vezes e não veio do meu quintal. Se a população se conscientizasse, talvez não fosse necessário estar batendo na mesma tecla. É importante estar sempre atento, ainda mais agora com a chegada tempo das chuvas”, comentou.

De acordo com a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Joselaine Pio Rocha, o balanço dos encontros é positivo. “A população ficou mais esclarecida. Procuraremos a partir de agora direcionar os problemas e sugestões para os setores competentes. Além disso, o projeto estreitou vínculos da equipe da Secretaria com a população. da população. Agradecemos o apoio do vereador capitão Neves, que compareceu em todas as reuniões e nos auxiliou com articulações com as demais secretarias”, ressaltou Joselaine.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, disse que o objetivo de deslocar o projeto para todos os bairros de Tupã está sendo alcançado.

 “Esperamos continuar o ‘Vigilâncias em Ação’ em 2018 com a inclusão de novos assuntos que serão ainda definidos pela equipe do projeto. Até o momento, nossos objetivos estão sendo cumpridos com sucesso”, finalizou o secretário.

Vigilâncias em Ação 2018

Finalizados os trabalhos do projeto Vigilâncias em Ação em 2017, os encontros voltarão a acontecer na primeira quinzena de janeiro do próximo ano. A expectativa é que mais moradores possam aderir aos objetivos do projeto e combatam e previnam dengue, Zika vírus, chikungunya entre outras doenças que são comuns no Brasil devido ao clima do país.

Mais informações sobre o “Vigilâncias em Ação” e outros projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal e Saúde podem ser obtidas através do telefone (14) 3404-2200 ou no site da prefeitura  www.tupa.sp.gov.br

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px