0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Gabinete
22 de de 2017 - GABINETE
Ricardo e Caio apresentam balanço do primeiro ano de governo
Por: Assessoria de Imprensa

Com objetivo de garantir total transparência no primeiro ano de mandato, o prefeito Ricardo Raymundo e o vice Caio Aoqui, em entrevista ao vivo pela emissora Rádio Cidade, realizou um balanço de todas as conquistas e obstáculos encontrados durante o ano de 2017. Na oportunidade, os parlamentares ainda lembraram as prioridades do governo e revelaram alguns projetos já previstos para 2018.

Em entrevista, prefeito e vice disseram estar confiantes em fazer um governo ainda melhor nos próximos três anos. Eles citaram melhorias da prefeitura como o equilíbrio das contas públicas, pagamento total das dívidas com fornecedores e melhorais na saúde e educação.

Segundo ele, os primeiros meses do ano foram de muitas observações para conhecer todos os projetos, convênios, contratos e serviços e organização administrativa. Na avaliação dos trabalhos, o chefe do Executivo Municipal se disse bastante satisfeito com o primeiro ano de gestão.

“O ano de 2017 foi de intenso trabalho e os servidores se dedicaram bastante no decorrer deste ano. Conseguimos realizar muitas ações e desenvolver projetos, colocando em prática o que pensamos desde o início, que é ser uma gestão pública eficiente e preparada para entregar serviços públicos com qualidade a toda população. O sentimento é de dever cumprido, mas ao mesmo tempo me sinto um pouco inconformado porque sempre penso que podíamos fazer mais, mas infelizmente estamos vivendo um momento econômico de dificuldade a nível municipal, estadual e federal, com dívidas herdadas pela administração anterior e outras dificuldades, mesmo assim estamos buscando o melhor para o município em todas as frentes”, destacou.

Durante entrevista, o prefeito foi abordado sobre assuntos importantes e secretarias destacadas desde o início como prioridade para o Governo, entre elas, a educação, que em 2017 foi um ano de grandes conquistas para melhorar a qualidade de ensino.

“A educação sempre foi uma das prioridades do nosso governo. Neste primeiro ano de mandato entregamos para o secretário municipal de Educação, dois micro-ônibus, quatro vans escolares e outros veículos para melhorar o transporte dos nossos alunos; entregamos passe para transporte escolar urbano; entregamos já 60% da obra da creche “Dr. Walter Pimentel” concluída; investimos quase R$ 1,5 milhão na creche Almerinda Ramos de Souza Leão com recursos do município; adquirimos 250 computadores e material didático para todas as escolas, além de capacitações para professores e outros. Também realizamos a ampliação e readequação das creches, diminuindo em 90% o número de crianças na fila de espera das creches; criamos o projeto Sou Mais Educação, que é destaque na região e no estado; o projeto ‘Pé na faixa Pé no freio’, que ensina e fortalece a educação no transito; criamos ainda projetos em parceria com a secretaria de Esportes, conquistamos a UNIVESP, entre outros investimentos. Tudo isso pensando em oferecer o melhor na educação em Tupã”, afirmou.

Segundo Ricardo, a secretaria de Desenvolvimento Econômico também trabalhou muito em 2017 com a promoção de diversos cursos gratuitos para empreendedores pelo Sebrae, além de outros serviços.

“A pasta não parou nenhum só minuto. Neste ano retornamos alguns projetos que estavam parados, estamos buscando resolver os problemas do antigo Prodet que incentiva o fortalecimento e desenvolvimento das empresas em Tupã, firmamos convênio com a Jucesp, realizamos o Fórum de Desenvolvimento de Tupã, que foi um sucesso, e também a lei de incentivo. Também estamos trabalhando com a geração de emprego e já vendo a compra do terreno do 4º distrito industrial, melhorando as condições de trabalho das industriais de Tupã e consequentemente gerando mais empregos”, destacou.

Já na pasta de Assistência Social, o prefeito falou dos principais projetos realizados pela secretaria e ainda agradeceu o trabalho da então secretária, Ana Claúdia Lavagnini e atual secretária, Telma Tulim.

“Tivemos a sorte de ter a frente dessa secretaria uma servidora muito tecnica que é a Claudia, que nos ajudou em diversas situações, agora estamos com a Telma, que também já tem um historio lindo com o assistencialismo e acreditamos que essa Secretaria esteja caminhando muito bem. Durante esse primeiro ano mantemos os trabalhos no NATI, na Vila Dignidade, no Recanto do Idoso, com o Projeto jovem Talento e o albergue noturno. Também realizamos a instalação do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), reativação do projeto da cesta básica, ativação do Fundo Municipal do Conselho do Idoso, acompanhamento de famílias através de vários programas prestados como o Creas o Cras, realização das ‘Faça Bonito’, no combate a violência sexual infantil, ‘Dia Mundial Contra a Violência da Mulher’ e muitos outros trabalhos”, contou.

Ricardo também falou sobre a secretaria de Esporte e relembrou algumas importantes conquistas e realizações da pasta neste ano de 2017.

“É com enorme orgulho que posso dizer que neste ano o município de Tupã realizou vários torneios e campeonatos. Teve a Copa Sul-americana que atraiu mais de 3 mil atletas ao município, movimentando não o esporte, mas também economicamente a nossa cidade. participamos também dos Jogos Regionais, do qual Tupã foi campeão pelo vôlei, uma grande emoção para nós do Poder Executivo;  além disso realizamos torneios de futsal e futebol, tanto infantil quanto adulto; torneios de basquete, voleibol, natação, passeio ciclístico, gatebol, ginástica rítmica que foram destaques nos Jogos Abertos, tênis de mesa e muitos outros jogos e campeonatos que tanto nos orgulham. Vale ressaltar que todos os campeonatos disputados em Tupã e com o nome do nosso município são com atletas tupãenses, para valorizar os nossos atletas da casa. Nossa intenção é melhorar cada vez mais o incentivo ao esporte”, comentou.

Caio Aoqui também falou sobre o trabalho a frente das três secretarias, Cultura, Relações Institucionais e Turismo e ressaltou a importância de cada pasta para o governo.

“Foi um ano de muitas experiências. Nós tivemos um começo de ano bem tumultuado, colocando a casa em ordem, as finanças em dia, e os eventos para serem realizados. Eu assumi as três secretarias para ajudar a prefeitura com as finanças, nunca recebi por três secretarias, sempre foi somente o salário de vice-prefeito, mesmo acumulando várias funções. Em agosto, quando as finanças da prefeitura ganharam um fôlego, o Ricardo e eu voltamos a conversar e conseguimos duas pessoas capacitadas para estarem a frente da Cultura, que é o Renato Gonzalez, e da Relações Institucionais, o Duda Gimenez”, lembrou.

Abordado sobre os eventos da Cultura, Caio ainda lembrou que neste ano os eventos tiveram caráter mais modesto, mas que foram realizados com muito carinho e dedicação por todos os funcionários.

“O primeiro evento que tivemos foi a Folia de Reis, eu estava à frente da secretaria de Cultura, e foi uma experiência muito construtiva. Foram nos primeiros meses que já conhecemos todas as equipes e pudemos notar que a prefeitura tem servidores muito dedicados, fies em fazer o melhor para a população e que nos ajudaram a vencer muitos desafios. Optamos, por motivos financeiros, em não realizar o carnaval e investir na educação e saúde. Mas também realizamos muitos eventos, promovendo o lazer e o entretenimento para a população tupãense. Voltamos com o projeto Quinta com Arte, continuamos com o Universo Cultura, Paraíso do Artesanato e o Feirart, nos distritos, além de realizar o mês da criança, Mostra Cultural, Tupã Junina, mês do idoso, Desfile do aniversário de 88 anos de Tupã e também o Natal de Luz, que foi modesto este ano, mas não perdeu o brilho e o encanto do natal”, lembrou.

Também a frente da secretaria de Turismo, o vice-prefeito falou sobre os avanços da pasta no primeiro ano de governo, ganhando destaque na região e incentivando outros municípios a seguirem os passos da Estância Turística.

“Sem dúvidas tivemos grandes avanços no setor do Turismo, um deles é a grande visibilidade que estamos tendo no Estado através do projeto ‘Melhor Viagem’, que só neste ano trouxe aproximadamente 400 turistas que visitaram nossos pontos turísticos e compraram no comércio da nossa cidade. Para se ter noção, o programa Melhor viagem existia há cinco anos e somente neste ano Tupã foi contemplado. Também tivemos outras realizações como à reabertura do PIT, a atualização do inventário turístico, o lançamento do site turístico, inauguração do Totem turístico, realização do Workshop de regionalização, entre outros”, contou.

Ele ainda relembrou alguns dos trabalhos da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: “Neste ano intensificamos a fiscalização de podas e extração de árvores, realizamos por meio do Viveiro Municipal a doação de mudas para a urbanização de Tupã, disponibilizamos capacitações para produtores e agricultores, mantemos o projeto de descarte correto de pneus, a patrulha rural, o projeto ‘De olho no óleo’, que troca óleo usado por óleo novo, enfim, é uma secretaria que age em várias ações e localidade para atender a demanda da população”, disse.

Para finalizar a entrevista, o prefeito voltou a falar de duas secretarias importantes para o município, a de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e a secretaria de Saúde.

“Tivemos grandes conquistas que foi a entrega do Museu Tropeiro e inauguração da quadra e zeladoria da Escola Thiago Leandro. Além desses realizamos pela secretaria trabalhos em estradas rurais com o Projeto Melhor Caminho, além de troca de tubulações em bairros urbanos de tupã, mantivemos os trabalhos da Operação Tapa Buracos na cidade, recuperação de estradas e pontes rurais destruídas pelas chuvas, reformas e melhorias em diversos espaços públicos, melhorias no prédio do Tiro de Guerra, melhorias e reforma no Solar Luiz de Souza Leão, recape com recursos, mão-de-obra e funcionários próprios da secretaria, melhorias e manutenção diária na sinalização de trânsito. Também já concluímos, com nossos funcionários, 60% da obra da creche do Jardim Marabá, realizamos melhorias no Estádio Alonso Carvalho Braga, realizamos a abertura da Rua Adolfo Dantas que possibilita interligação da Vila Abarca e Jardim Rubiácea, um pedido antigo de moradores, além de reformas de creches e escolas municipais, realizamos inúmeros trabalhos pelo DADE, reformamos o prédio do antigo Ambulatório de Saúde Mental, entre outros”, destacou.

Já na pasta da Saúde, o prefeito destacou a implantação das residências terapêuticas e ainda citou investimentos realizados do setor.

“Infelizmente Tupã conta com um grave problema que é ter que atender pacientes de outros municípios em diversos segmentos, tanto na saúde básica como emergencial, odontológica, psicológico e outros, com isso temos que arcar com as despesas de pacientes de outros municípios, hoje a nossa cidade não recebe nenhum recurso extra por atender pacientes da região, muito menos ajuda ou apoio de outras prefeituras da região. Somos cientes e estamos lutando para priorizar a qualidade dos atendimentos. Já sobre a instalação das residências terapêuticas, o estado jogou essa situação no nosso colo e tivemos que atender. Para se ter noção, a constituição rege que o governo deve gastar 15% da arrecadação do município em saúde, esse ano investimos 35% da arrecadação só nesse setor e somos cientes que ainda não é o suficiente. Já para outros serviços, melhoramos muito o desempenho dos programas Saúde da Família. Hoje, os profissionais estão mais bem instrumentados e produzem mais. Os agentes comunitários de saúde também passam por um aperfeiçoamento contínuo e, dentro do possível, a gente vai procurar adensar isso. É claro que o desejável é que a gente pudesse dobrar este serviço. Quanto mais avançamos com a saúde preventiva, mais estaremos aliviando os atendimentos nas unidades mais complexas como pronto atendimentos e hospitais. Já com o fechamento do pronto socorro do Hospital São Francisco, gostaríamos de pedir a paciência da população. A Santa Casa está até o momento dando conta de atender a toda população, mas já estamos buscando sanar os problemas dos atendimentos emergenciais, para que a população não fique prejudicada. A saúde é o nosso maior bem e a nossa maior prioridade, estamos trabalhando seriamente para oferecer o melhor para Tupã”, afirmou.

Para finalizar, os parlamentares desejaram votos de boas festas para a população tupãense e ainda ressaltou o compromisso com os cidadãos para o ano de 2018.

“Para 2018, melhorar ainda mais a educação, já com um projeto engatilhado que é implantar o sistema de ensino SESI nas escolas municipais, com o apoio do Poder Legislativo, além de outros grandes projetos para a Saúde, Esporte e outras secretarias. Gostaríamos de agradecer a dedicação de todos os vereadores que foram muito parceiros da prefeitura, sempre buscando nos ajudar a tomar decisões e buscando recursos. Também agradeço aos deputados estaduais e Federais que nos acompanharam neste primeiro ano, nos dando suporte para trabalharmos e oferecermos o melhor para Tupã e também agradecemos os tupãenses pela confiança e apoio. Feliz Natal e um ótimo 2018 para todos nós”, finalizou

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px