0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
09 de Janeiro de 2018 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura abre inscrições para programa Time do Emprego
Por: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Tupã, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, de iniciativa da secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), oferece às pessoas que se encontram desempregada, a oportunidade de participarem do programa Time do Emprego.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, o Time do Emprego promove orientação profissional e reorientação de carreira com o objetivo de auxiliar a inserção ou retorno de desempregados ao mercado de trabalho.

“O programa conta com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. Em Tupã contaremos com dois facilitadores do programa, o que garante uma melhor capacitação dos alunos. A Prefeitura é responsável pela capacitação dos facilitadores e com isso, podemos iniciar novas turmas do Time do Emprego para as pessoas que aguardavam uma oportunidade de orientação profissional”, destaca.

De acordo com Zanelato, o programa só pôde ser implantado na cidade graças ao empenho da administração municipal, que em parceria com o Governo do Estado, oferecerá 30 vagas para a população que tem interesse de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

“O prefeito Ricardo Raymundo esteve na SERT solicitando o projeto e graças à capacitação de servidores para serem facilitadores do programa, realizada pela prefeitura, contaremos com esse serviço que garante auxiliar a população que encontra-se sem emprego. Vale lembrar que esse era um dos compromissos do prefeito durante a campanha, que era não só aumentar o número de empregos como também capacitar mão de obra”, explicou.

Inscrições

Segundo Zanelato, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de janeiro. O interessado pode se inscrever de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, no Cras Sul, Cras Leste ou no PAT de Tupã (Programa de Atendimento ao Trabalhador).

O programa vale para maiores de 16 anos. No ato da inscrição, os interessados devem levar carteira de trabalho, RG, CPF e, caso possua, número do Programa de Integração Social (PIS).

O secretário disse ainda que as atividades terão início no próximo dia 8 de fevereiro. Os encontros serão realizados na Incubadora de Empresas, localizada na rua Mário Menegatti, 200, Bairro Vila Romana, das 13h30 às 17h30.

Como funciona?

Segundo o facilitador Osmar Barbo, da Secretaria municipal de Educação, durante 12 encontros os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

“Além do conteúdo técnico das aulas, as pessoas também serão preparadas para elaborar um currículo atrativo que corresponda às necessidades das vagas que estejam disponíveis nas empresas ou no Posto de Atendimento ao Trabalhador, ao mesmo tempo em que serão trabalhadas as competências e habilidades pessoais, também existe o foco na questão do empreendedorismo", assinala, “o diferencial do Time do Emprego é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade”, destacou.

Segundo a facilitadora Larissa Andrade, servidora da secretaria municipal de Assistência Social, o programa estadual do Time do Emprego orienta o trabalhador na busca de um trabalho conciliável às pretensões do interessado, bem como aptidão e qualificação profissional.

"Esta é uma iniciativa voltada a quem deseja fazer parte do mercado de trabalho ou retornar a ele. Em muitos casos, a pessoa que está desempregada não sabe, ao certo, como procurar por uma vaga, ou não sabe qual vaga se encaixa em seu perfil. Há dificuldades, ainda, na hora de se posicionar numa entrevista de emprego, ou elaborar um currículo. Além de oferecermos os cursos, o PAT ainda vai colocar em sintonia quem está procurando por uma oportunidade com quem está oferecendo trabalho, neste caso, as empresas, o comércio, a indústria e os prestadores de serviços", observa.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px