0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
17 de Janeiro de 2018 - SAÚDE
Ações preventivas garantem controle da febre amarela em Tupã
Por: Assessoria de Imprensa

O aumento de casos de febre amarela em macacos e humanos em todo Brasil tem preocupado muitos moradores. Entretanto, as ações preventivas, como ações de intensificação da vacina realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde, têm garantido o controle sobre a doença.  

De acordo com as informações da pasta, nunca foram registrados casos da doença em Tupã. Por isso, o Ministério da Saúde ainda não apontou a necessidade de realizar a Campanha de Vacinação no município.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, ressaltou que a vacina sempre fez parte do esquema vacinal dos moradores, podendo ser facilmente encontrada nas Unidades de Saúde

 “Até o momento, a secretaria não recebeu informações sobre a necessidade de realizar a campanha. A procura pela dose continua dentro da normalidade, sendo que a maioria tem sido procurada por pessoas que estão passando as férias em Tupã ou por aqueles que moram no município há pouco tempo e ainda não foram imunizados”, explicou o secretário.

A vacina

A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Em 2013 a OMS anunciou que uma única dose da vacina garante imunidade por toda a vida, porém a partir de 2017 que o estado de São Paulo, embasado nas orientações do Centro de Vigilância Epidemiológica, considera que com apenas uma dose a pessoa já pode ser considerada imunizada contra a doença.

Entretanto, a campanha de emergência do Ministério da Saúde tem aplicado doses fracionadas da vacina nos municípios que não eram considerados área de transmissão de febre amarela (diferentemente de Tupã onde a vacina já era administrada na rotina) para combater com maior agilidade a circulação do vírus. Quem receber a dose fracionada deverá receber um reforço após oito anos depois da primeira dose. 

Em Tupã, todas as Unidades de Saúde estão abastecidas com as doses e quem ainda não foi imunizado pode procurar sua Unidade Básica de Saúde, munido da carteira da vacinação.

Quem pode tomar a vacina

Podem ser vacinadas crianças a partir dos nove meses até adultos com 59 anos 11meses e 29dias. As gestantes, lactantes, idosos, pessoas que vivem com o HIV, que terminaram o tratamento de quimioterapia e radioterapia devem procurar orientação médica antes de tomar a vacina.  

Surto da doença no Brasil

Entre dezembro de 2016 e agosto de 2017, 777 casos foram confirmados e 261 pessoas morreram em decorrência da febre amarela. O Ministério da Saúde informou que com as ações de prevenção, como o controle de vetor, capacitação de profissionais de saúde e intensificação das ações de vigilância de epizootias, atualmente o Brasil já está livre do recente surto.

 Além disso, o Ministério da Saúde enviou aos estados 36,7 milhões de doses da vacina, tanto para a rotina de vacinação como para o reforço nos estados afetados pelo surto.  Vale lembrar que a febre amarela é uma doença transmitida pela picada de mosquitos transmissores, como o Aedes aegypti, e que a vacina é a principal forma de evitar transmissão, porém medidas de combate ao vetor evitando a proliferação do mosquito também devem ser adotadas.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px