0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
18 de Janeiro de 2018 - SAÚDE
Prefeitura alerta população sobre aumento nos focos do Aedes aegypti
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Combate a Endemias, alerta a população sobre a necessidade de colaborar com as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite não só contra dengue, mas também à febre amarela, zika vírus e febre chikungunya.

De acordo com a enfermeira do setor de endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, a Prefeitura mantém um trabalho contínuo de combate ao Aedes, no entanto, a Secretaria busca conscientizar a população sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

“Mesmo com os serviços contínuos dos vigilantes, ainda assim é preocupante a disseminação do mosquito, que hoje é encontrado em larga escala em todas as regiões da cidade. Com a chegada dos dias chuvosos essa proliferação aumenta mais ainda. Por isso, pedimos que a comunidade também se engaje neste combate ao mosquito. Este ano a cidade ainda não teve nenhum caso de dengue, no entanto, no ano passado Tupã teve 6 casos de dengue e 1 de Febre chikungunya”, alerta.

Segundo a enfermeira, neste ano já foram realizadas mais de 1700 vistorias em imóveis residenciais e comerciais de todo o município, no entanto, a população pode ajudar no combate realizando medidas simples.

“Temos um índice de infestação crescente no município e não podemos deixar isso acontecer. A secretaria conta com agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde que estão fazendo vistorias nos imóveis diariamente, em busca de novos focos e ajudando na conscientização da população. Pedimos que os tupãenses tenham cuidado com os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. Um deles são as plantas que acumulam água como bromélias e espadas de São Jorge, onde deve ser posto água apenas na terra. Nos cemitérios também orientamos que cuidem quanto aos vasos de plantas. Além disso, a população deve ter um cuidado especial para o armazenamento da água da chuva e os recipientes devem ser lavados com esponja, água e sabão, sendo que os locais de armazenamento devem ser vedados corretamente”, reforça.

Juliana ressalta ainda que a principal e mais eficiente medida para o controle da transmissão da dengue, zika, febre amarela e chikungunya continua sendo o combate do mosquito Aedes aegypti, através da eliminação de seus criadouros.

“É extremamente importante que estejamos unidos nessa luta, pois a prefeitura vem trabalhando intensamente no combate do mosquito Aedes aegypti.  Ressalto ainda a importância dos moradores, para que colaborarem com os serviços dos agentes na hora das limpezas dos quintais. Pedimos que a população faça seu papel no combate ao Aedes aegypti, realizando vistorias semanais em seu domicílio e local de trabalho”, concluiu.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px