0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
22 de Janeiro de 2018 - EDUCAÇÃO
Prefeitura consegue melhorar qualidade da merenda escolar e economizar recursos
Por: Assessoria de Imprensa

Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação estabeleceu diversas metas de cunho pedagógico e administrativo para serem cumpridas ao decorrer do ano. As ações consistiam em melhorar a organização da pasta e das unidades escolares.

Além das metas, a pasta conseguiu executar muito mais do que o efetivamente planejado. Ao longo dos meses, foram percebidas urgências que precisavam de uma intervenção mais efetiva, como era o caso, por exemplo, da merenda escolar nas creches.

Através destas análises foi implantado no mês de setembro o projeto “Merenda Saudável”, com objetivo de organizar a merenda das creches, ajustando o cardápio, manipulação e armazenamento correto dos alimentos e ainda a quantidade de comida que deve ser produzida em cada refeição, evitando desperdício e sobra de alimento.

As mudanças foram acompanhadas de perto pela nutricionista da cozinha piloto, Patrícia Rodrigues Chaves Simões. No cardápio, foram substituídos alimentos embutidos por carnes que são mais saudáveis; reduzida a quantidade de caldos, substituindo-os por comidas mais sólidas, entre outras mudanças benéficas para a alimentação das crianças.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, mesmo com a melhoria do cardápio e da alimentação das crianças das creches, em três meses foi possível economizar o valor de R$ 55.211,55. A previsão é que no espaço de 12 meses a economia seja de até R$ 220.846,20.

Capacitação

Investindo também na capacitação de quem atua diretamente com as merendas, nos meses de julho e agosto de 2017, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma capacitação sobre a manipulação de alimentos. Estiveram presentes merendeiras e auxiliares de atividades gerais das creches e escolas municipais e estaduais.

 “O objetivo da capacitação foi aprimorar a qualificação e valorizar o

trabalho das merendeiras e auxiliares de atividades gerais, aprofundando o conhecimento sobre a importância do cuidado com a manipulação dos alimentos”, explicou Mauro Guerra.

Durante a formação, foram discutidos assuntos como higiene pessoal e ambiental, armazenamento correto dos gêneros alimentícios, manipulação, preparo e conservação dos alimentos.

 “O ano de 2017 foi essencial para criar os instrumentos jurídicos que são essenciais e obrigatórios em uma rede de ensino, iniciar o processo de melhorias na infraestrutura das escolas, além de melhorar a qualidade do ensino, capacitando e valorizando os docentes”, finalizou o secretário municipal de Educação.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px