0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
23 de Fevereiro de 2018 - ESPORTES
"Esporte transforma vidas", ensina campeã mundial de basquete
Por: Assessoria de Imprensa

Centenas de crianças da rede municipal de ensino e atletas das categorias de base do Tupã Basquete participaram, na tarde de quarta-feira, de uma série de atividades comandada pela multipremiada atleta Janeth Arcain. O evento, realizado através da parceria entre o Sesc Thermas de Presidente Prudente, Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e Prefeitura Municipal, aconteceu no ginásio de esportes Elias Kenaifes.

  “É sempre muito bom quando notamos que as crianças estão envolvidas em atividades esportivas. Percebi que em Tupã, existe muito incentivo e isso é muito importante”, avaliou Janeth Arcain, elogiando o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e pela diretoria do Tupã Basquete.

Depois de encerrar a carreira, a jogadora deu início a um trabalho social que atualmente beneficia centenas de crianças. “Nosso intuito é oferecer treinamento esportivo, mas o foco é no desenvolvimento pessoal. Sabemos que nem todos que frequentam as atividades irão se tornar grandes atletas, mas temos certeza que todos serão bons cidadãos”, detalhou a atleta, explicando os propósitos do instituto que leva seu nome. “O esporte tem um grande poder de transformação e, através dele, é possível mudar vidas para melhor. É isso que buscamos”, acrescentou.

“Para estas crianças, principalmente as que já praticam o basquete, é muito importante o contato com o ídolo. A presença de Janeth vai servir de incentivo e, tenho certeza, depois deste evento, eles estarão ainda mais empenhados nos treinamentos. A prática esportiva é fundamental, não somente para o desenvolvimento físico, mas também para garantir a socialização e o crescimento pessoal. Por isso, ficamos muito satisfeitos quando nossa cidade recebe atividades como esta”, avaliou o prefeito Ricardo Raymundo, que recepcionou a atleta no ginásio de esportes Elias Kenaifes acompanhado do vice, Caio Aoqui, do secretário de Esportes, Marco Pinheiro e do vereador Alexandre Scombatti.

“É importante destacar todo o empenho da diretoria do Sincomércio, em especial o presidente Milton Zamora, que sempre se mobiliza para trazer a Tupã atrações de peso, tanto no campo esportivo quanto cultural, através das parcerias com o Sesc”, frisou o vereador Alexandre Scombatti. “Com relação à visita de Janeth, tenho certeza de que vai servir de inspiração para nossos jovens. Ela é um modelo a ser seguido, tanto esportiva quanto socialmente”, acrescentou o parlamentar.

O vice-prefeito Caio Aoqui também elogiou a iniciativa, lembrando que a o governo de Tupã busca oferecer condições de crescimento para todas as crianças do município e a prática esportiva é uma das principais ferramentas neste processo. “O processo educacional não seria completo se não houvesse foco também no desenvolvimento físico das crianças. O esporte torna isso possível”, lembrou.

A tarde foi marcada também por homenagens. O vereador Alexandre Scombatti entregou a Janeth um cartão de inox congratulando a jogadora. “É a forma que encontramos para agradecer, em nome da população de Tupã, por ela ter encontrado tempo em sua concorrida agenda para compartilhar sua experiência com nossas crianças e jovens”, justificou. Já a diretoria do Tupã basquete mandou preparar uma camiseta personalizada. “Janeth, por sua história, merece todo reconhecimento”, avaliou Mauri Libero Zezzi, dirigente do clube.

A passagem de Janeth por Tupã foi encerrada no período noturno, quando ela ministrou palestra para estudantes da Faculdade de Tupã da Universidade Brasil (antiga Esefap). “Fiquei surpresa com a receptividade que tive. As homenagens me emocionaram muito. Percebi que em Tupã as pessoas gostam muito de esportes e existe bastante envolvimento, o que permite que um grande número de crianças tenha contato com estas práticas. Isso é muito importante”, concluiu a ex-jogadora.

Currículo

Campeã mundial, medalhista olímpica, tetracampeã da WNBA, a liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos. Apesar do vasto currículo, Janeth Arcain tem o olhar sereno e a calma de quem não se deslumbra facilmente. Durante todo o período em que esteve em Tupã, atendeu pacientemente cada pedido de autógrafo e posou sorridente para centenas de selfies. “Às vezes, ainda fico surpresa com tanto assédio. É motivo de felicidade, mostra que as pessoas reconhecem o meu trabalho”, comentou, com modéstia.

Ala armadora, Janeth Arcain foi destaque da seleção brasileira, ao lado de nomes como Paula e Hortência. Foi convocada pela primeira vez em 1986 para defender as cores nacionais. Em 11 de agosto de 1991, foi um dos destaques da equipe que assombrou Fidel Castro e calou o abarrotado Coliseo Ciudad Deportiva, em Havana, derrotando a equipe da casa e conquistando a medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos. Além desta conquista histórica, Janeth tem em sua coleção outras duas medalhas pan americanas, ambas de prata, conquistadas em Indianápolis (1987) e no Rio (2007).

            As medalhas continentais são apenas parte da extensa coleção da armadora. Ela é uma das poucas brasileiras que pode afirmar que foi campeã mundial de basquete, no título histórico de 1994.

Janeth tem ainda seu nome marcado entre os grandes atletas olímpicos: conquistou a prata em Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000). Em Atenas (2004), ficou em quarto lugar se tornando a maior cestinha da história do torneio olímpico, recorde superado apenas em 2012 por Lauren Jackson.

A brasileira foi destaque também na WNBA, a liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos. Defendendo o Houston Comets, ela foi tetracampeã e teve seu nome imortalizado no Hall da Fama, espaço dedicado a atletas que contribuem para auxiliar no desenvolvimento do esporte.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px