0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
28 de Fevereiro de 2018 - AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Prefeitura intensifica fiscalização para desobstruir calçadas
Por: Assessoria de Imprensa

Com intuito de oferecer melhores condições de mobilidade aos pedestres, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está intensificando a fiscalização contra obstrução de passeio público.

De acordo com o secretário da pasta, Anderson Luiz Pereira, o objetivo é sensibilizar a população quanto à necessidade da desobstrução das calçadas, para garantir condições de mobilidade aos pedestres, especialmente idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

“Estamos intensificando a fiscalização em vias e logradouros públicos, urbanos ou não. Todo passeio público deve estar calçado e limpo, livre para o trânsito dos pedestres”, informou Anderson.

Conforme a Lei nº 4690, de 15 de abril de 2014, Artigo 1º , fica proibido embaraçar, dificultar ou impedir, por qualquer meio ou motivo, o livre trânsito de pedestres e veículos nas vias, logradouros e passeios públicos, urbanos ou não, exceto para a realização de obras públicas ou por determinação policial.

Ainda conforme o artigo inclui-se a obstrução por meio de mercadorias, objetos de qualquer espécie, materiais de construção, como areias e pedras, entulhos provenientes de obras ou demolições, invasão por extensão de edificação, terra, galhos, folhas, restos de poda, limpeza de jardins ou quintais, e objetos inservíveis.

“Esses materiais devem ser depositados em caçambas ou estar dentro da propriedade. Se estiver nas vias publicas bloqueando, o acesso deverá ser removido pelo proprietário ou possuidor a qualquer titulo do terreno”, ressaltou o secretário.

Vale destacar que quando a infração é detectada, um agente fiscalizador da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, se desloca até o local, e posteriormente é emitida uma notificação ao responsável, que terá prazo de 24 horas para a retirada dos materiais.

Caso o prazo não seja cumprido, o proprietário sofrerá multas consecutivas por autuação a cada período de 24 horas, equivalentes a cinco Unidades Fiscais do Município (cerca de R$395), até que seja sanada a irregularidade.

“É importante que toda a população colabore e execute os serviços da maneira correta para evitar transtornos no trânsito de veículos nas vias e até mesmo nas calçadas”, finalizou Anderson.

As denúncias podem ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do telefone (14) 496-3346 ou pelo 0800-773-1600.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px