0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
05 de Março de 2018 - SAÚDE
Castrações de cães e gatos começam a partir desta segunda (5)
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia a partir desta segunda-feira (5), as castrações gratuitas de cães e gatos fêmeas.

Na última quinta-feira (1), foi realizada uma reunião da equipe da secretaria municipal de Saúde, com o médico veterinário Wilson Aguiare da clínica Mercadog, que será responsável por efetuar as castrações. Também esteve presente o vereador capitão Neves, que tem acompanhado os trabalhos do CCZ, representando o legislativo.

Foram disponibilizadas 600 castrações gratuitas e ainda existem vagas disponíveis. Basta que o responsável pelo animal compareça na Secretaria pessoalmente, munido de documento com foto e comprovante de residência, e preencha um formulário com informações do pet.

O responsável pelo CCZ, Robison Luís Pereira, conta que o procedimento de castração dura em média de 20 a 40 minutos.

“A cirurgia é segura e favorece a recuperação do animal de maneira rápida. O procedimento é executado com anestesia geral, o que proporciona o mínimo de desconforto”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Láercio Garcia, destacou que além do controle de animais, a cirurgia evita também a incidências de várias doenças, como tumores de próstata e de mama e também ajudar a moldar o comportamento em relação à agressividade e à demarcação de território.

“Nas cadelas não castradas, a incidência de câncer de mama é de 26%. Se castradas antes do primeiro cio, a incidência cai para 0,5%. Já nas gatas, a castração antes dos seis meses de vida previne 90% dos tumores de mama”, ressaltou.

Vale lembrar que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada 6 meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.

Animais Machos

A prefeitura oferece também, de forma gratuita a toda população, o serviço de castração de cães e gatos machos. O procedimento cirúrgico é realizado no Centro de Zoonoses.

Mais informações sobre as inscrições para castração podem ser obtidas pelo telefone 3404-2200 ou na própria Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Paiaquás, 370.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px