0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
07 de Março de 2018 - Agricultura e Meio Ambiente
Prefeitura orienta sobre descarte correto de materiais recicláveis
Por: Assessoria de Imprensa

A coleta seletiva do lixo é uma iniciativa que auxilia na diminuição do impacto ambiental, reduzindo o volume de lixo que seria destinado aos aterros sanitários.

Em Tupã o serviço funciona desde 2001, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que recolhe a média de 250 toneladas de lixo por mês, sendo quatro caminhões para atender a demanda da cidade.

Os caminhões da frota municipal que coletam o lixo reciclável, passam uma vez por semana em cada bairro e também nos distritos de Varpa, Parnaso e Universo. O material recolhido é enviado à Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã, (COORETUP) onde é feita uma triagem para separar o que pode ou não ser reciclado.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz Pereira, explica que A COORETUP é uma corporativa terceirizada, localizada na Colônia Rio Grande, que conta com aproximadamente 40 funcionários, responsáveis pela triagem, que é a separação dos materiais aptos a serem reaproveitados.

Os produtos que podem ser reutilizados passam por um processo de prensagem e, por fim, são comercializados com empresas que os utilizam para outros fins, como a produção de novas embalagens de papelão, garrafas plásticas, entre outros.

“A coleta seletiva de lixo é o reaproveitamento de materiais como plástico, papel, metal e vidro, através da separação do lixo domiciliar, criando novos produtos que podem ser reutilizados”, conta o secretário.

Erros na separação do material

Apesar de a maioria da população já conhecer o trabalho da coleta seletiva do lixo, muitos erros e dúvidas surgem no momento da separação dos materiais recicláveis.

O chefe do setor de coleta de lixo, Josias Rodrigues, explica que ao serem descartados, os materiais devem estar limpos e sem resíduos orgânicos.

“No momento do reaproveitamento, os materiais serão higienizados. Mas, apesar disso, o problema está no transporte e na armazenagem. Restos de produtos orgânicos nas embalagens geram odor forte e atraem insetos e outros animais”, disse.

Vale lembrar que para facilitar a coleta seletiva e a reciclagem, existe uma cor para representar cada material reciclado: amarelo (metais), verde (vidros), azul (papéis) e vermelho (plásticos). Estas cores são geralmente usadas, junto com os símbolos de reciclagem, nos recipientes destinados à coleta dos materiais.

 

Materiais que podem ser reaproveitados:

 

Metal

Os Metais que podem ser reciclados são: latas de bebidas e alimentos, panelas sem cabo, pregos, correntes, baldes, latas de biscoito, tampa de recipientes, bandejas, chapas, ferragens, grampos, fios elétricos, alumínio, aço, cobre, chumbo, etc. Não podem ser reciclado: latas de tinta, ou de aerossol, além de pilhas ou baterias.

 

Papel

Papéis que podem ser reciclados: revistas, jornais, cadernos, envelopes, caixas de papelão, papel de rascunho e escritório, papel de embrulho, sacos de papel, etc. Papéis que não podem ser reciclados: celofane, papel engordurado, papel carbono, papel plastificado ou parafinado (tipo FAX).

 

Plástico

Podem ser reciclados plásticos como brinquedos, tampas, embalagens de alimentos, escovas de dente, embalagens de produtos de limpeza ou de limpeza, baldes, artigos de cozinha, peças plásticas, canetas esferográficas, garrafas de água e refrigerantes. Plástico que não podem ser reciclados: embalagens a vácuo, fraldas descartáveis, espumas, embalagens engorduradas ou siliconadas.

 

Vidro

Podem ser reciclados apenas quando estão inteiros materiais como copos, jarras, frascos de perfumes, de produtos de higiene e de limpeza, garrafas, recipientes de alimentos, vidros coloridos. Nenhum tipo de vidro quebrado deve ser separado para ir para a reciclagem, juntamente com vidros de janelas ou de automóveis, espelhos, lâmpadas, óculos, cristais e vidros temperados.

 

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px