0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
14 de Março de 2018 - Agricultura e Meio Ambiente
Plantio de árvores nativas incentivam preservação ambiental em Tupã
Por: Assessoria de Imprensa

O Governo de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na manhã do último sábado (10), o plantio de aproximadamente mil mudas de espécies nativas em uma propriedade rural no distrito de Varpa. A ação contou com a presença do titular da pasta de Anderson Luiz Pereira, do prefeito Ricardo Raymundo, além de membros do Rotary Vanuíre, Rotary Clube, Clube da Árvore e também jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz Pereira, a ação está vinculada ao cumprimento de mais um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA).

“Por meio do viveiro municipal, os funcionários da Secretaria prepararam o solo e a estrutura do local, que foi cercado, para que não ocorra a invasão de animais de pastagem. O local contém cerca de 10.800 metros quadrados, ou seja, espaço suficiente para que as mudas cresçam e se desenvolvam”, disse.

         O titular da pasta ainda revelou que a secretaria ficará responsável pelo desenvolvimento das mudas até completarem 2 metros de altura. Ele ainda contou que o evento além de cumprir um termo de compromisso, também faz as pessoas refletirem sobre a preservação ambiental.

 “Esse é um evento cujo maior objetivo é convidar as pessoas a refletir sobre a preservação das árvores. Nós temos que preservar sempre o nosso meio ambiente e procurar fazer mais ações de plantio como esta. A Secretaria está sempre empenhada em colaborar com a manutenção ambiental e por isso realizamos este tipo de trabalho diversas vezes, seja por meio de TCRA ou em apoio a iniciativas que promovam a preservação ambiental do nosso município”, destacou.

Wilson Fernandes, proprietário da área onde foi realizado o plantio, elogiou a iniciativa da prefeitura.  “Essa parceria com Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está beneficiando todos os lados. A propriedade está sendo beneficiada com o replantio da área que margeia o Córrego Pitangueiras; a prefeitura cumpre o acordo firmado com a Promotoria do Meio Ambiente e com a Cetesb e as futuras gerações terão garantido maior equilíbrio ambiental. É uma iniciativa que todos os proprietários rurais deviam participar e abraçar essa causa pois só traz benefícios a todos.”

De acordo com o presidente do Rotary Vanuíre, Paulo Bispo, a iniciativa da prefeitura também garante muitas melhorias para o meio ambiente do município.

“A ação tem como principal beneficio para a população melhorias na qualidade do ar, temperatura mais agradável, diminuição da poluição sonora e ainda a valorização paisagística. Mesmo sendo por meio de TCRA, sempre é bom plantar uma árvore”, explica.

O presidente do Rotary Clube de Tupã, Gustavo Pereira Pinheiro, lembrou que a ação além de beneficiar o meio ambiente também cumpre uma meta do Rotary, que é plantar uma árvore por cada membro .

“Além dos benefícios da vegetação arbórea, a iniciativa também mostra um gesto de consideração à preservação ambiental, mas deixa muito mais que isso, mostrando o civismo e preocupação social com o recado de um futuro que queremos ter”, frisa.

O presidente da Associação de Moradores de Varpa, Ricardo Ekstein, também esteve presente no evento e citou a importância da preservação ambiental, tanto das árvores quanto dos rios que cortam o município.

“Essa é uma importante ação para o meio ambiente do distrito e também mostra a preocupação da administração com o ecossistema, assim como a preservação de nossas árvores nativas. Vale citar que a iniciativa além de melhorar as condições do afluente do Rio do Peixe, que é o nosso Rio Pitangueiras, dando longevidade a esse rio, também embeleza o nosso município com a preservação dos atrativos naturais que temos”, destaca.

O representante do Clube da Árvore de Tupã, Eduardo Dantas, também destacou a importância do reflorestamento realizado no último sábado. “Estamos realizando esse plantio não só na Área de Preservação Permanente, mas numa área ainda maior. Aqui a AAP deve ser de cerca de 10 metros e estamos realizando o plantio em cerca de 80 metros, ou seja, muito mais que a legislação recomenda. Seria ótimo se tivéssemos isso em todos os córregos e propriedades do Brasil e especificamente de Tupã, pudesse ter toda essa área verde ao lado dos córregos”, comentou.

O vereador Pastor Eliezer, representando a Câmara Municipal, também participou do plantio de mudas nativas e ainda elogiou o evento e a participação da prefeitura em cumprir um TCRA que beneficiará todo o município.

“Realizar as ações de recuperações ambientais são essenciais para o meio ambiente do município. Desta forma, restauramos os impactos negativos que causamos diariamente. É um privilégio, enquanto vereador, poder participar de um projeto que trará somente benefícios para o município, portanto parabéns ao prefeito Ricardo e toda a equipe da prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente por essa ação, parabéns também a todos os envolvidos e todas as entidades que estiveram participando dessa linda ação”, disse.

O prefeito Ricardo Raymundo também falou da importância da ação e ainda agradeceu todos os voluntários e envolvidos no plantio de mudas nativas no distrito de Varpa.

“Além de estarmos cumprindo um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, estamos beneficiando o nosso ecossistema e garantindo um futuro para as novas gerações. O mais interessante dessa iniciativa é que quando você envolve pessoas engajadas e clubes de serviços, as pessoas começam a ficar mais sensíveis com a preservação do meio ambiente, e a nossa função com essa iniciativa também é fazer com que a população entenda o quanto é importante a preservação ambiental. Gostaria de agradecer ao secretário Anderson, a todos os voluntários presentes nesse evento, ao Clube da árvore que nos orientou com o manuseio das mudas e a todos os envolvidos”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px