0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
21 de Março de 2018 - SAÚDE
Secretaria de Saúde registra aumento de ocorrências envolvendo escorpiões
Por: Assessoria de Imprensa

O número de ocorrências com picadas de escorpião estão preocupando a Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Combate a Endemias de Tupã. Durante os primeiros três meses de 2018, foram registrados 39 acidentes por picada do aracnídeo.

De acordo com a enfermeira chefe do setor de endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, as ocorrências com o bicho têm crescido a cada ano. No mesmo período de 2017, a secretaria registrou 23 casos.

“As condições climáticas como períodos chuvosos e temperaturas elevadas, comuns durante o mês de março, podem contribuir para que o animal procure abrigos, facilitando assim sua visualização entre os seres humanos. Os agentes de endemias têm orientado à população sobre os cuidados e manejo com os animais, mas mesmo assim precisamos que os moradores se conscientes com a limpeza de seus quintais e caso haja algum terreno próximo que esteja em más condições os moradores tem que denunciar utilizando o ‘0800’ da prefeitura ou entrando em contato com a Secretaria de Obras de Tupã para a realização da limpeza do local”, explica Juliana.

 

Ações

Além de orientações, para combater a proliferação, os agentes também realizam constantemente os trabalhos de verificação em imóveis da cidade, como os ralos sem tampa, blocos descobertos, madeira acumulada em locais com umidade e presença de insetos e outros.

Formas de prevenção

De acordo com a enfermeira, para evitar acidentes, a melhor medida de controle é a prevenção. Os moradores devem se atentar em fazer limpeza constante de terrenos e quintais que possam conter restos de entulhos de construção, madeiras ou qualquer outro material que possa atrair insetos.

“Estes animais possuem facilidade em se adaptar a qualquer ambiente, já que são transportados de um local para outro, por meio de materiais de construção, blocos, telhas, madeiras, entre outros. Eles costumam procurar abrigos em locais escuros e úmidos”, conta a enfermeira.

O cuidado com a limpeza da casa deve ser reforçado para prevenir o aparecimento de escorpiões. É importante vedar frestas entre as portas, colocar telas em ralos de banheiros e pias, sacudir as roupas e sapatos antes de usar e manter os brinquedos das crianças em locais altos

“Terrenos com restos de construção e entulhos são potenciais criadouros ou refúgios para escorpiões, como também de cobras e aranhas. Por isso, a orientação é para que a população não jogue restos de entulho e lixo nesses locais para evitar a proliferação”, alertou Juliana.

Segundo ela, os escorpiões também podem se abrigar dentro de calçados, em roupas que ficam penduradas em portas ou em outros locais, embaixo ou atrás de móveis. Em Tupã, a espécie de escorpião mais comum é a Tityus serrulatus, popularmente conhecido como escorpião amarelo.

A espécie tem como característica a proliferação com muita rapidez, devido à ‘partenogênese’, podendo gerar de 15 a 20 filhotes por gestação sem a necessidade de acasalamento. Entretanto, áreas próximas a córregos, ferrovia, cemitérios, novos loteamentos e área de construção requerem maior atenção.

“Vale ressaltar que na ocorrência de picada, a vítima deve lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de pronto socorro ou pronto atendimento o mais rápido possível para atendimento médico. Também é importante manter a calma e, se possível, levar o escorpião ou uma foto para auxiliar na identificação do aracnídeo”, finalizou a enfermeira.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px