0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
24 de Maio de 2018 - SAÚDE
Programa ‘Vigilâncias em Ação’ continua conscientizando população
Por:

O programa “Vigilâncias em Ação” da Secretaria Municipal de Saúde continua realizando palestras para esclarecer sobre doenças que dependem diretamente dos cuidados da população para serem combatidas.

Desde o início do ano, o projeto já visitou diversos bairros e empresas comerciais do município. Os principais temas tratados durante os encontros, são as arborviroses, doenças causadas pelos chamados ‘arbovírus’, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, transmitidos artrópodes, como o Aedes aegypti.

Também são abordados os cuidados e a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Entretanto, temas relacionados a diversas outras áreas da saúde também são discutidos durante as rodas de conversa.

A equipe de vigilância é composta por membros de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, como o setor de Combate a Endemias, Vigilância Epidemiológia, Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária e Ambulatório de Moléstias Infecciosas. Também participam das ações o médico infectologista Douglas Batista e diversos outros médicos das unidades de saúde do município.

A equipe do projeto também tem sido convidada para ministrar orientações em ambientes educacionais.

Na última terça-feira (22), a equipe esteve na Escola de Formação Industrial “Paulo Renato Stort” (SENAI), informando e tirando dúvida dos alunos e funcionários. Ainda no começo deste mês, o programa também esteve levando as orientações na faculdade Fadap/FAP.0

 

 

O programa

 

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, explica que o programa está à disposição para levar as palestras e rodas de conversas às entidades, associais de bairros, empresas, etc.

“O Vigilâncias em Ação tem crescido cada vez mais e a equipe já esteve inclusive em cidades como Bastos. Nossa intenção é levar informação a cada vez mais pessoas”, explicou. 

Ao ampliar as informações sobre formas de combate e prevenção de doenças, o projeto tem colaborado com o controle das arboviroses, principalmente a dengue. A redução de números de casos da doença demonstra que a população tem se conscientizado e se dedicado na manutenção da limpeza de seus quintais.

“Até o momento neste ano, foram registrados apenas 4 casos da doença. Esperamos que através do trabalho de conscientização ajude a manter não só a doença, mas todas as doenças que tanto interferem na saúde da população”, disse o secretário.

 

Serviço

 

Para solicitar o programa Vigilâncias em Ação, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Rua Paiaquás, 370. O telefone para contato é (14) 3404-2203.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px