0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
25 de Maio de 2018 - SAÚDE
Prefeitura reforça combate ao Aedes aegypti na Zona Leste
Por:

A Secretaria Municipal de Saúde segue ininterruptamente com as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti. O mosquito é transmissor de dengue, febre Chikungunya e Zika vírus.

Segundo a enfermeira do setor de Combate a Endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, o objetivo da pasta é evitar a proliferação destas doenças. Entretanto, em 2018 já foram registrados seis casos positivos de dengue, sendo um importado. O último paciente a ser confirmada a doença é um jovem de 23 anos, morador do bairro Parque Ipiranga, mas que trabalha em Osvaldo Cruz. O caso foi confirmado nesta semana e o jovem, que passa bem, está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a enfermeira Juliana, naquela região os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias estão executando os trabalhos de bloqueio e controle de criadouros e busca ativa de suspeitos. As ações também incluem a nebulização com inseticida e a intensificação do trabalho de orientação, conscientização porta a porta e nas unidades de saúde.

Os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde vêm reduzindo drasticamente o número de casos de dengue em Tupã. No ano de 2016, foram confirmados 106 casos, sendo 42 somente no período de janeiro a março. O intuito é que em 2018 a proliferação do Aedes aegypti continue sob controle.

 

Prevenção

 

De acordo com o secretário da pasta de Saúde, Laércio Garcia, a principal forma de combate ao Aedes aegypti continua sendo a prevenção. Além das ações da Prefeitura, como manutenção e limpeza das áreas públicas, a população tem também um importante papel no combate ao Aedes.

“Pedimos a compreensão e colaboração da população. É importante que os moradores recebam os agentes e, quando houver necessidade de nebulização, abram todos os cômodos da casa para uma melhor eficácia do inseticida”, orientou.

Outras medidas também contribuem para evitar a transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes, como uso de repelentes, camisas de manga longa, calças, além da instalação de telas em portas, janelas e ralos.

Ao apresentar qualquer sintoma característico da doença, como febre alta, dor de cabeça, no fundo dos olhos ou nas articulações, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente.

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px