0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
29 de Maio de 2018 - CULTURA
Comitiva dos Tropeiros 2018 supera expectativas
Por:

Uma festa para celebrar o tropeirismo e a história da nossa região. Foi desta maneira que os participantes e integrantes das comitivas locais definiram a Comitiva dos Tropeiros 2018, comemoração que estava sem ser realizada há 3 anos e que graças ao trabalho do prefeito Ricardo Raymundo e vice Caio Aoqui, pôde retornar e abrilhantar o calendário de festas de Tupã.

De acordo os organizadores, o evento contou com a participação de mais de 300 pessoas. O trajeto incluiu café da manhã, abertura oficial, benção religiosa aos tropeiros e participantes do evento e saída do Museu dos Tropeiros. Além disso, o evento ainda contou com almoço típico na Fazenda Santa Rosa e encerramento em Varpa, com show de viola e homenagens. O evento teve a participação de autoridades locais, vereadores municipais, além do vice-prefeito Caio Aoqui e o prefeito Ricardo Raymundo.

Segundo o secretário Municipal de Cultura e também Presidente do Comitê Organizador, Renato Gonzalez, criado com o objetivo de homenagear pioneiros do tropeirismo, envolver a população da cidade e ao mesmo tempo atrair visitantes, a Comitiva dos Tropeiros havia perdido seu caráter local nos últimos anos, ganhando novo trajeto este ano.

“Neste ano, o Comitê Organizador e a Prefeitura de Tupã teve a preocupação de buscar o envolvimento da população, criando alguns atrativos que fizeram a cidade se mobilizar e acabou chamando a atenção e ganhando a simpatia dos participantes, como um almoço típico da culinária tropeira e um novo trajeto com apenas um dia de evento, priorizando a importância do evento e a segurança e conforto dos participantes”, comentou.

Luiz Gonzaga Tovo, o “Nanguinho”, que iniciou a Comitiva junto ao saudoso Aldo Turra, em 1946, também participou do evento e emocionou os participantes com as lembranças dos primeiros eventos voltados a preservação da memória do tropeiro.

“Para mim o tropeirismo é bem mais do que conduzir tropas de gados pelas estradas do interior, é dedicar uma vida em função de preservar a história do desenvolvimento da nossa cidade e região. Por anos a Comitiva foi um evento com muitos participantes e que infelizmente deixou de ser realizada por causa da crise que alastrou o país. Graças a administração séria que temos agora e o apoio dos colaboradores e das comitivas da região, conseguimos restaurar o evento neste ano, com novo trajeto, com apenas um dia, mas sem deixar de lado a importância do tropeirismo para a nossa região. Obrigado a todos os colaboradores e os participantes que estiveram presentes neste evento”, completou.

O vereador e articulador para a construção do Museu dos Tropeiros, Valdir “Bagaço”, falou da importância do evento e do tropeirismo para o interior paulista e ainda relembrou parabenizou a organização do evento deste ano.

“Já pisamos em muitos espinhos durante a época do início da cavalgada, eram muitas as dificuldades, mas enfrentamos todas, graças a Deus e ao empenho de muitos, o evento se tornou uma tradição na cidade de Tupã e na nossa região. Esse trabalho, que também acarretou na construção do Museu Tropeiro, uma verba que eu trouxe do Governo Federal, valorizou ainda mais a nossa cidade. Sempre digo que Tupã como uma estância turística, nunca poderia deixar de dar continuidade a este evento e por isso parabenizo a administração do Ricardo e do Caio por voltar a realizar a cavalgada, focando na importância do tema que é preservar as nossas histórias com o tropeirismo”, comentou.

            Já o vereador Antônio Carlos Meirelles parabenizou o prefeito Ricardo Raymundo, o vice Caio Aoqui e o secretário de Cultura, Renato Gonzalez, que tiveram a coragem de retomar a Comitiva dos Tropeiros, resgatando a cultura e as tradições tropeiras. “Eu, que sempre morei no sítio, me lembro da estrada boiadeira, dos tropeiros transportando suas boiadas e hoje estamos resgatando essa tradição e transformando essa rica cultura em turismo, atraindo pessoas de várias cidades da região que estão prestigiando a nossa Comitiva dos Tropeiros”, afirmou. 

            O vereador Castilho, que esteve presente na abertura do evento, também elogiou o prefeito Ricardo Raymundo, o vice Caio Aoqui e ao Comitê Organizador pela Comitiva dos Tropeiros.

“A comitiva dos tropeiros é um trabalho muito bonito, e quero parabenizar o prefeito Ricardo, ao Caio, ao Renato, por este trabalho que tem feito em prol à cultura do município. A comitiva já é uma tradição em nosso município e deve ser lembrada sempre”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal Valter Moreno, também elogiou a iniciativa da prefeitura manter viva a tradição tropeira. “É muito importante resgatar o que fazíamos, e fazíamos muito bem feito, como é o caso da Comitiva dos Tropeiros. Por isso gostaria de parabenizar o prefeito Ricardo, o vice Caio, a Câmara Municipal que está apoiando esse evento, por homenagear a figura do peão, que traz essa história viva dos nossos antepassados, que faziam essas longas cavalgadas. Além de resgatar essa tradição, esse tipo de evento permite a gente reviver a história, porque muito de nós não vivenciou a época dos tropeiros e hoje temos aqui muitos filhos e netos que estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco da vida de que seus antepassados”.

O chefe do Legislativo também ressaltou a importância da Comitiva dos Tropeiros, como atrativo para fortalecer o turismo tupãense. “Somos estância turística e essa Comitiva dos Tropeiros tem que ser incluído no Calendário Turístico do município. Há alguns anos esse evento atraía centenas de pessoas de várias regiões, que se reuniam em Tupã em uma grande festa. Sabemos que a Comitiva dos Tropeiros está sendo retomada, mas acredito que com o empenho da prefeitura, com o apoio da Câmara Municipal e principalmente com participação de todos, aos poucos vamos transformar essa Comitiva dos Tropeiros em uma das principais festas da cidade. Gostaria ainda de ressaltar e homenagear todas as pessoas que fizeram e fazem parte da história tropeira, na figura do nosso amigo Nanguinho, que sempre se dedicou e sempre lutou para manter o tropeirismo vivo em nossa cidade. E se hoje Tupã é uma das poucas cidades que ainda mantém viva essa tradição, isso se deve em grande parte à dedicação e empenho de Nanguinho”, finalizou.

Na avaliação do secretário de Turismo e também vice-prefeito, Caio Aoqui, a comitiva deste ano mostrou que é possível inovar e continuar fazendo uma grande festa, porque as comitivas participam.

“Foi uma festa muito especial, envolvemos vários segmentos da comunidade e fizemos uma grande Comitiva. Tivemos problemas, principalmente pelas manifestações que ocorrem no país inteiro, mas com muito trabalho e dedicação da equipe da prefeitura conseguimos realizar essa grande festa com o saldo positivo também para o turismo na nossa cidade. Fizemos uma festa não apenas para os nossos visitantes, mas também para a população de Tupã e isso sem dúvidas é o mais importante”, disse.

O prefeito Ricardo Raymundo, que acompanhou o trajeto dos tropeiros, frisou sobre o trabalho da equipe do Comitê Organizador e ainda agradeceu a participação de todos os cavaleiros e colaboradores que estiveram no evento. Ele ainda falou sobre a importância do evento e o resgate do tropeirismo.

“A Cavalgada Tropeira é um evento já consagrado em nossa cidade, que retrata a cultura sertaneja da nossa região. Por isso ganhou a admiração e o apoio da população. A preservação da história faz uma cidade mais inteligente, com futuro e caminho a seguir e pensando nisso conseguimos dar continuidade não só a eventos como a Comitiva dos Tropeiros, como também ao nosso Museu do Tropeiro, que resgata boa parte da história da nossa região. A preservação da Comitiva dos Tropeiros é muito importante para manter viva as memórias do nosso povo, da nossa cidade, da região. Gostaria de parabenizar a toda equipe da Cultura e a Comissão Organizadora pelo trabalho e dedicação com a organização do evento e por manter um evento tão bonito como a Comitiva, mas enxugando os gastos. Atingimos o nosso objetivo que era priorizar a importância do evento mantendo a tradição e identidade de Tupã. Gostaria ainda de agradecer a participação de todos os envolvidos e esperamos que nos próximos anos a Comitiva seja ainda maior e com mais participantes”, finalizou

            O evento foi encerrado no distrito de Varpa com homenagens e entrega de troféus aos colaboradores do evento, além de um grande show de viola.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px