Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
0800 773 1600
 
Prefeitura Municipal de Tupã  
Educação
12 de Fevereiro de 2016 - EDUCAÇÃO
Escola inicia aulas em período integral no dia 15
Por: Assessoria de Comunicação

As férias estão chegando ao fim para os alunos da escola “João Geraldo Iori”, que agora passará a ser escola de período integral. Cerca de 500 alunos retornarão às aulas na EMEF João Geraldo Iori na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, já com uma grande mudança, tanto no horário de permanência na escola, quanto às matérias novas que aprenderão durante o ano letivo.

Segundo a secretária municipal de Educação, Luciana Leal, os professores, diretores e gestores da SEDUC iniciam as atividades antes dos alunos para a realização do planejamento e recepção dos alunos. Segundo ela, 300 alunos farão parte do projeto de período integral, que são alunos do 3º à 5º ano.

 

Novidade

A maior novidade deste ano é a implantação do ensino em período integral na escola João Geraldo Iori, a primeira da rede municipal em Tupã a adotar o novo modelo de ensino. As atividades do contraturno da escola também irão iniciar no dia 15 de fevereiro, no primeiro dia de aula.

De acordo com Luciana Leal, as atividades do contraturno precisam ser iniciadas junto com as aulas regulares para facilitar a adaptação dos alunos ao novo sistema. “Se a escola é de período integral, o aluno deve ser atendido em período integral desde o primeiro dia de aula, com todas as atividades do contraturno. Por isso fizemos questão de nos preparar, e preparar toda a escola para esses nossos 300 alunos do período integral. Os cuidados foram desde a alimentação até o que será lecionado em sala de aula”, esclarece a secretária.

 

Adaptação

Para os novos alunos que ingressam este ano na escola João Geraldo Iori, a Secretaria Municipal de Educação informa que haverá um período de adaptação na primeira semana de aula. O tempo de permanência na escola será das 7h30 às 15h30, e a unidade escolar oferecerá quatro refeições diárias, incluindo café da manhã, lanche da manhã, almoço e café da tarde.

Durante o período de permanência na escola os alunos também participarão de diversas atividades recreativas, culturais, esportivas e educacionais, que serão desenvolvidas no contraturno escolar.

Segundo a diretora da EMEF João Geraldo Iori, Viviane Crisoli, o projeto veio para melhorar o ensino municipal e para somar resultados positivos na educação de Tupã. “Nós esperamos uma melhoria efetiva na qualidade de ensino. Esse novo projeto implicará tanto no desenvolvimento cultural, quanto no artístico da criança, pois envolve a criança como um todo. Eu acredito que esse projeto só trará benefícios”, comentou.

De acordo com Viviane os espaços da escola estão sendo adequados para as aulas que necessitam de um ambiente diferenciado como a sala de libras, inglês, informática, reforço de matemática e português, aulas de teatro e dança, sustentabilidade e meio ambiente, artes e educação física.

Segundo ela cerca de 99% dos pais apoiaram a iniciativa de tornar a escola João Geraldo Iori, a primeira escola de período integral da rede municipal de Tupã, projeto do qual foi idealizado e realizado pelo prefeito Manoel Gaspar.

“A nova proposta de ensino teve uma grande aceitação entre os pais. Um ou outro decidiram transferir o adolescente para outra escola, mas em geral os pais abraçaram a causa e gostaram muito da ideia do filho estar na escola aprendendo do que na rua ou em casa”.

A diretora conta ainda que houve muita procura de pais de outros bairros em busca de vagas na escola. Ela ainda faz um apelo aos pais, pedindo para que eles como responsável pelo aluno cuide e incentivo-os para continuarem focados nas aulas.

“Nós pedimos que os pais incentivem os filhos a participar desse projeto da escola em período integral, que conheçam de perto esse projeto de tornar a escola um exemplo de ensino, que é muito importante, e em casos de dúvidas, sugestões, estaremos abertos para esclarecer e ouvir. Nós tivemos muitos pais e responsáveis em busca de vagas para matricular os filhos, mas infelizmente nós temos um limite de 300, pois são 10 salas, com 30 alunos cada”, conta.

De acordo com o prefeito Manoel Gaspar, o objetivo da escola de tempo integral é formar melhor o aluno. “O meu maior objetivo durante a minha administração era tornar o ensino escolar de Tupã o melhor da região e graças a Deus nós estamos conseguindo isso aos poucos. Nosso desejo não é apenas deixar a criança na escola, mas nós sabemos que precisamos formar melhor essa criança, então a gente forma bem essa criança e tira ela da rua para que não possa cair em tentação, não ter problemas sociais que nós sabemos que existem. Isso significa, na minha visão, o caminho para a educação, o Plano Municipal de Educação prevê que progressivamente que a gente comece a implantar escolas de tempo integral, é o futuro da educação e será sem dúvida o futuro da educação aqui em Tupã”, afirmou.

Ainda segundo Gaspar, a escola recebeu diversas mudanças físicas e pedagógicas para que isso pudesse acontecer. “Nós providenciamos laboratório de informática, estrutura de biblioteca, estrutura de lazer, mudanças físicas e pedagógicas para que as crianças possam ficar bem na escola o dia inteiro, isso já começou há um bom tempo. Nós nos preparamos, nos planejamos para que agora pudesse andar da melhor maneira e os alunos enfim possam começar a frequentar as aulas”, ressaltou.

POSTAGENS RELACIONADAS
10/02/2016 - Projeto Guri de Tupã está com vagas abertas
02/02/2016 - Mais de 3 mil alunos da rede municipal iniciam ano letivo
28/01/2016 - ETEC “Massuyuki Kawano” melhora estrutura para atender os alunos
26/01/2016 - Prefeitura abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos
21/01/2016 - Inscrições para transporte escolar começam na próxima segunda-feira
19/01/2016 - Prefeitura gerencia educação com seriedade e competência
13/01/2016 - Inscrições para transporte universitário começam amanhã
13/01/2016 - Inscrições para estudantes universitários
11/01/2016 - TCE-SP avalia Tupã como “Efetiva” em Educação
08/01/2016 - Prefeitura fortalece ensino público municipal e traz benefícios aos alunos
 
ÚLTIMAS GALERIAS
Encontro da Undime
abrir galeria +
Projeto Crescer - Fepasa
abrir galeria +
Festa Junina das Unidades de Educação
abrir galeria +
 
ÚLTIMAS VÍDEOS
Incentivo dos pais aos alunos da OBR 2015
abrir vídeo +
Educação: Alunos aprendem a se comunicar pela linguagem de sinais em escola de Tupã
abrir vídeo +
 
 
 
  Educação
Av. Universitários , 145
Jardim Ipiranga
CEP: 17607-220 - Tupã / SP
Contato: (14) 3404-3550
seducemef@tupa.sp.gov.br
Conheça o secretário
ENDEREÇOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
PROJETO ESCOLA DE SEGUNDO TURNO
CMEI Centro Municipal de Educação Infantil (creche)
AÇÕES DE 2013

Luciana Ferreira Leal

X

Luciana Ferreira Leal

Fale Conosco
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2016 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px