0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã  
Educação
20 de Setembro de 2016 - EDUCAÇÃO
Alunos de robótica são homenageados em solenidade no Paço Municipal
Por: Assessoria de Comunicação

Foi realizado na manhã de ontem, na sala de reuniões do Paço Municipal, uma coletiva para divulgar a classificação geral dos alunos tupãenses que participaram das Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR) e também para homenagear os alunos que chegaram a fase estadual.

Estiveram presentes na coletiva os secretários municipais, professores, coordenadores e diretores das escolas participantes, familiares e alunos participantes da oficina de robótica e o professor coordenador da oficina, Daniel Santos.

Durante a solenidade foram apresentados slides com fotos e explicações sobre o trabalho das crianças nas Olimpíadas, além de vídeo com reportagens sobre a oficina de robótica que vem sendo desenvolvida em Tupã e também uma homenagem com a entrega de lembranças para os alunos e coordenadores do projeto.

Em discurso, o professor da oficina de robótica, Daniel Santos, lembrou que a preparação e os treinamentos das crianças vêm sendo realizados desde março e disse ainda que foi por meio da determinação dos alunos que as equipes chegaram na fase estadual, levando o nome de Tupã.

No final ele ainda agradeceu a colaboração dos pais e alunos e também a Prefeitura por implantar o projeto no município, dando as crianças uma nova oportunidade de aprender.

“Primeiramente eu gostaria de agradecer à Secretaria de Educação por criar esse projeto lindo que é a oficina de robótica e também à Prefeitura por ter aceitado e estar incentivando cada vez mais os alunos a participarem das oficinas. Também gostaria de agradecer a todos os pais que apoiaram e acreditaram na capacidade das crianças e finalmente agradecer os meus alunos por se dedicarem a esse projeto” considerou.

De acordo com os alunos Pedro e Maria Julia, participar da OBR foi a melhor experiência acadêmica que eles já tiveram e que querem continuar na oficina e participar de mais competições.

 “Além de fazer novos amigos, eu aprendi a liderar uma equipe, a ter mais responsabilidades, aprendi como interpretar as instruções e regras que nos passaram e também por meio da oficina eu consegui entender melhor algumas disciplinas que eram ensinadas em sala de aula, como a matemática, artes, física, ciência e também o português, já que nossos comandos utilizados nos robôs eram todos obedecendo às novas regras de ortografia. Vou levar para mim uma grande experiência e quero poder participar de novo das olimpíadas e trazer para Tupã a medalha de ouro”, conta Pedro.

Maria Julia contou também que contou com o apoio da família e dos amigos e que gostou de participar das Olimpíadas. “Foi uma experiência muito boa e eu gostei demais. Eu nunca havia viajado para outra cidade sem a minha família, e no começo fiquei com um pouco de medo, mas tive muito apoio da minha mãe que me ligava todo dia e foi bem participativa na equipe. Se no ano que vem eu puder, com certeza vou participar de novo”, disse.

Segundo Nilzo Aducci, pai de uma das alunas, a oficina teve um resultado muito positivo na relação de sua filha com os estudos. Segundo ele, o projeto além de desenvolver a criatividade, ainda fez com que a aluna adquirisse responsabilidade e mais conhecimento.

“O que eu percebi foi o senso de responsabilidade que eles passaram a ter com os horários, com a aprendizagem e também com a relação de equipes. Como pai eu fico muito feliz de vê-los aprendendo de maneira divertida. Eu só tenho a agradecer a todos que implantaram essa oficina em Tupã e a todos que apoiam essa iniciativa, pois hoje a educação está muito difícil no nosso país e tudo que vem para agregar vale a pena investir”, ressalta.

Nilzo ainda revelou que gostaria que o projeto continuasse e contou que são ações e projetos como o de robótica que tornam a educação uma missão cada vez mais gostosa para a criança.

“Eu espero que esse projeto continue e que o próximo prefeito também incentive a oficina de robótica e que também invista cada vez mais na educação, por que o mundo está muito carente de educação. Graças a Deus existem pessoas que acreditam na educação e sabem que projetos como esse podem levar crianças a serem grandes mestres no futuro, e Tupã tem servido de exemplo nisso”, conta.

 Segundo a Secretaria Municipal de Educação, é uma grande honra ter Tupã entre as melhores do estado nas Olimpíadas de Robótica. A Secretaria ainda explica que mesmo as crianças não se classificando para a fase nacional, obtiveram bons resultados.

De acordo com a classificação geral, das 36 equipes inscritas na fase estadual, apenas 5 eram de escola pública, sendo elas de Tupã. Das 5 equipes, 4 tiveram bons resultados, ficando em 2º, 3º e 5º colocados, sendo eles das EMEIEF Governador Mário Covas e EMEIEF Gino Bolognesi.

 

Oficina

Com o fim da participação na OBR, os trabalhos nas oficinas de robótica continuam. Segundo a Secretaria de Educação, os planos agora são de montar uma olimpíada municipal de robótica e incentivar cada vez mais os alunos a participarem e se interessarem pela educação. Todas as escolas municipais de Tupã, de quartos e quintos anos, oferecem robótica no contra turno para as crianças interessadas.

POSTAGENS RELACIONADAS
19/09/2016 - Construção da nova creche pode ser iniciada na próxima semana
15/09/2016 - Escolas municipais superam meta de 2015 e já alcançam meta para 2017
13/09/2016 - Projeto na linguagem musical estimula a criatividade de alunos em Tupã
09/09/2016 - Curso de AutoCAD módulo básico 2D já está com matriculas abertas
08/09/2016 - Álbum das Olimpíadas promove socialização entre alunos
08/09/2016 - Programação do Move Tupã tem continuidade neste sábado
06/09/2016 - Cabo de guerra entre robôs agita oficinas de robótica
05/09/2016 - Leitura simultânea faz sucesso entre alunos da rede municipal
30/08/2016 - Cerca de 2 mil alunos recebem materiais de ensino de matemática
24/08/2016 - Inscrições para Curso de Teatro encerram amanhã
 
ÚLTIMAS GALERIAS
Encontro da Undime
abrir galeria +
Projeto Crescer - Fepasa
abrir galeria +
Festa Junina das Unidades de Educação
abrir galeria +
 
ÚLTIMAS VÍDEOS
Incentivo dos pais aos alunos da OBR 2015
abrir vídeo +
Educação: Alunos aprendem a se comunicar pela linguagem de sinais em escola de Tupã
abrir vídeo +
 
 
 
  Educação
Av. Universitários , 145
Jardim Ipiranga
CEP: 17607-220 - Tupã / SP
Contato: (14) 3404-3550
seducadm@tupa.sp.gov.br
Conheça o secretário
ENDEREÇOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
PROJETO ESCOLA DE SEGUNDO TURNO
CMEI Centro Municipal de Educação Infantil (creche)
AÇÕES DE 2013

Luciana Ferreira Leal

X

Luciana Ferreira Leal

Fale Conosco
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2016 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px