Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
0800 773 1600
 
Prefeitura Municipal de Tupã  
Educação
15 de Abril de 2014 - FORMAÇÃO
Secretaria de Educação dá continuidade ao projeto “Literatura e Formação do Leitor”
Por: Assessoria de Imprensa

No mês de abril, a Equipe Pedagógica da Secretaria, composta pelas diretoras de núcleo Educacional Alessandra Loureiro da Silva e Agnes Iara Domingos Moraes e pela Diretora de Departamento Pedagógico, Professora Luciana Ferreira Leal, realizou formação com os coordenadores das Escolas Municipais sobre a nova Etapa do projeto.

No âmbito dos estudos e pesquisas, especialmente na área de Letras e Educação, a discussão sobre o papel formativo da literatura e sua relação com a aprendizagem das funções do ler e do escrever não são recentes. No entanto, o que se observa comumente no trabalho com esse tipo de texto é que pouco se explora sua principal característica: a articulação da linguagem como forma de representação da realidade e cujo resultado constitui Arte. Normalmente, no trabalho escolarizado com a literatura, o que se observa é o uso dos livros como pretexto para o ensino de normas conduta e regras morais ou mesmo como forma agradável de ensinar outros conteúdos escolares, pouco relacionados à arte literária.

A literatura, por constituir um conjunto de códigos discursivos decorrentes da ação dos homens no tempo e no espaço, transforma o modo como vemos o mundo e como nos situamos nele, a literatura, desse modo, pode formar a humanidade daqueles que se propõem a ler.

Ensinar literatura ou ensinar por meio dela é despertar a curiosidade humana e a ânsia de conhecer e compreender o mundo representado, que não deixa de ser o mundo que está à nossa volta.

Para o Secretário Municipal de Educação, Prof. Dr. Marcos Leite da Silva, de acordo com o público alvo a que se destina este projeto, os objetivos que visamos alcançar com seu desenvolvimento são: despertar o gosto pelo texto literário de boa qualidade estética; formar leitores competentes; desenvolver o lado lúdico da leitura; trabalhar com situações problemas que garantam a construção de conhecimento sobre Leitura e escrita; contribuir para a compreensão da criança de que a linguagem, como atividade discursiva e cognitiva, é uma forma de representação da realidade; ampliar as possiblidades de interação interlocutiva por meio da linguagem; e contribuir para a compreensão de que a linguagem, sobretudo a literária, é um meio de transformação da realidade empírica.

Este projeto terá duração de um ano letivo (ano de 2014) e se divide em três etapas. Para o Pré I: Etapa 1 – “A arca de Noé”; Etapa 2 – “Contos de bichos do mato”; Etapa 3 – “Obax”; Já para o Pré II, as etapas são: Etapa 1 – “Isto é um poema que cura os peixes”; Etapa 2 – “Ou isto ou aquilo” e Etapa 3 – “O carteiro chegou”. Essas etapas serão desenvolvidas, cada uma, em um bimestre letivo, conforme o calendário escolar 2013, estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação de Tupã.

Para cada uma das etapas, foi selecionado um livro de boa qualidade literária, que servirá de suporte para a organização de situações didáticas referentes ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita (linguagem verbal), especificamente. A nominação dada a cada uma das três etapas que constitui o projeto corresponde aos títulos dos livros selecionados para ele. Para cada uma das etapas, será disponibilizado um documento denominado “Procedimentos Metodológicos”, no qual é apresentada a organização das situações didáticas a serem aplicadas durante o bimestre letivo.

A Secretaria Municipal da Educação acredita nesse projeto que foi muito bem avaliado pelos professores que o executaram no ano de 2013.

POSTAGENS RELACIONADAS
10/04/2014 - Secretaria oferece formação aos novos auxiliares de desenvolvimento infantil
01/04/2014 - CRAS Sul realizou palestra no Projeto Crescer dentro das atividades do mês da mulher
26/03/2014 - Faccat e Prefeitura realizam II Seminário sobre pesquisas didáticas e Bolsa Alfabetização
19/03/2014 - II Seminário sobre as pesquisas didáticas e Programa Bolsa Alfabetização acontece dia 26
17/03/2014 - Programa forma auxiliares administrativos prontos para o mercado de trabalho
11/03/2014 - Em visita a Tupã, escritor espanhol conhece Secretaria da Educação e Museu India Vanuíre
03/03/2014 - Tupã apresenta educação municipal em Seminário
26/02/2014 - Escolas municipais se preparam para comemorar o Tupã Folia
25/02/2014 - Após investir R$ 2,2 milhões, Prefeitura entrega reforma e ampliação da Creche Cíntia dos Reis
24/02/2014 - Prefeitura continua em 2014 com programa Bolsa alfabetização
 
ÚLTIMAS GALERIAS
Encontro da Undime
abrir galeria +
Projeto Crescer - Fepasa
abrir galeria +
Festa Junina das Unidades de Educação
abrir galeria +
 
 
 
  Educação
Av. Universitários, 145
Jardim Ipiranga
CEP: 17607-220 - Tupã / SP
Contato: (14) 3404-3550
seducemef@tupa.sp.gov.br
Conheça o secretário
ENDEREÇOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
PROJETO ESCOLA DE SEGUNDO TURNO
CMEI Centro Municipal de Educação Infantil (creche)
AÇÕES DE 2013

Dr. Marcos Roberto Leite

Fale Conosco
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2014 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px