Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
0800 773 1600
 
Prefeitura Municipal de Tupã  
Educação
13 de Março de 2015 - Escola Profissionalizante
Alunas comercializam parte de suas confecções e geram renda extra
Por: Assessoria de Comunicação

Cada vez mais o artesanato está em moda. Hoje os produtos industriais imperam no mercado consumidor por inúmeras vantagens. Mais o ramo do artesanato desde os tempos anteriores a revolução industrial nunca desapareceram das lojas e das compras no mundo inteiro.

E os cursos de artesanatos cresceram muito nos últimos anos. Um dos fatores que pode explicar tal fenômeno é a valorização e confecção de produtos mais elaborados e com personalidade própria. A aluna da Escola Profissionalizante, Silvia Kobayashi, que reside em Bastos e vem regularmente em Tupã para aprender o bordado em fitas é um exemplo desta alta dos produtos artesanais.  A Escola Profissionalizante vem oferecendo estes serviços para confecção de artesanato por meio da Secretaria de Assistência Social. 

Silvia contou que freqüenta a Escola Profissionalizante há algum tempo e que desde que começou, já aprendeu vários artesanatos por meio do curso de tricô, bordado a mão, corte e costura. Disse que seu amigo a presenteou com uma peça artesanal. “Ele disse que a partir de agora só ia dar produtos feitos artesanalmente por que é mais chique”. De acordo com Silvia, o artesanato tem impresso o estilo dos seus criadores, os artesãos. “O artesanato está na moda. São peças únicas”.

Em cada sala há alguém de outra cidade aprendendo algum dos cursos oferecidos pela Escola profissionalizante. Conceição Aparecida Rossi, coordenadora da Escola Profissionalizante disse que há muitas alunas de outras cidades, especialmente de Iacri, Bastos, Herculândia, Arco-Íris e Parapuã. Conceição disse que está neste ramo há 25 anos. “É muito gostoso fazer artesanato. Já fui monitora, agora coordeno os cursos. Aqui eu ajudo e aprendo também”.

Atualmente há na Escola Profissionalizante uma loja com diversos artesanatos de cama, mesa e banho. Quem visitar a loja também encontrará diversos artigos para bebê, cozinha e tapetes de crochês. Conceição disse que a loja é muito procurada. O dinheiro arrecadado vai para a Secretaria de Assistência Social, para reparos no prédio e materiais da escola. A loja fica dentro da Escola Profissionalizante, que está localizada na Rua Brasil, 436.

A secretária de Assistência Social, Isaura Gaspar, disse que a Escola profissionalizante tem a vocação de gerar renda, trabalho e oportunidades para toda população. “Gostaria que a população conhecesse mais a Escola Profissionalizante que tem monitoras de alto gabarito. Um exemplo, são os uniformes dos alunos da rede municipal que foram todos confeccionados pelas costureiras. São muito bem feitos”.

Renda- A monitora do curso de Costura Industrial, Regina Maria Benedetti Manfio, disse que muitas alunas comercializam os produtos artesanais confeccionados por elas. “ Tem alunas que abriram firma, outras fazem para presentear os familiares e amigas, outras porque querem trabalhar em firmas”. Regina disse que elas trabalham em cima de modelagens já prontas. “Com base nestas modelagens elas confeccionam pijamas, vestidos e agasalhos”.

Já a monitora do curso de Bordado a Mão, Maria Del Vale, disse que a maioria das alunas ficam vários anos aprendendo diversos cursos. “Muitas alunas estão fazendo os cursos há anos. Aprendem um curso depois aprendem o outro e assim vai. É difícil ficar fora da escola. Tem alunos que ficam 5 e 6 anos aprendendo diversos tipos de artesanato”. Uma das muitas alunas que freqüentam o curso, Maria Aparecida Ferreira Ultrago, diz que vende muito suas confecções a mão. “Eu vendo muitas que eu faço e também presenteio meus familiares e amigos”.

Sua colega de curso, Alaíde Pereira Navarro, disse que já fez os cursos de crochê, macramé, pedraria, tricô e bordado. Alaíde tem mãos talentosas. Ela contou que no fim do ano as vendas aumentam. “Vendo o ano inteiro, mas no final do ano vendo mais porque também vou guardando algumas peças. Faço por encomenda também”. O curso de Bordado em Fitas e Cianinhas também é sucesso. A monitora Mara Silva disse que as alunas são muito caprichosas ao confeccionar seus artesanatos. “Elas iniciam o curso aqui, vem no horário delas e também se aperfeiçoam em casa”.

A aluna Ondina Barbosa de Oliveira disse que até exporta seus artesanatos. “Faço flores, aplico nas toalhas e depois vendo para minhas vizinhas, amigas e quando tem aniversário elas falam:Vamos lá na Ondina. Minhas toalhas já foram até para o Japão e da Edna para os Estados Unidos”. Para mostrar suas peças artesanais, Ondina contou que usa o Facebook. “Eu mostro o que faço, depois compartilho”.

Edna Chinaglia Trindade, também revelou que vende parte de seus bordados em Fitas e Cianinhas para os Estados Unidos da América. “Eu adoro o curso. É bom para a cabeça. “Deixo o arroz e o feijão queimar quando estou concentrada nos meus bordados”, brinca a aluna. Edna tem uma filha que mora do estado de Boston e comercializa parte de suas criações para lá. “Falo com ela regularmente e  quando as amigas dela encomendam eu mando meus bordados para lá”.

No curso de pintura de Tela e Tecido, a monitora Sueli Galego,  disse que suas alunas fazem pinturas maravilhosas. A aluna Sueli Batistetti Vicente, disse que é com satisfação que faz suas obras. “Eu me distraio, presenteio e agora estou fazendo para meu filho que vai se casar”. Disse que vende algumas das suas pinturas. Fazendo pintura em tecido, Maria Silvia Carneiro, disse que vende somente por encomenda. “Já vendi bastante fora e agora vendo para vizinhos, amigos, parentes. Minha família mesmo tem muitos telas feitas por mim”.

Outro curso que tem boa procura é o de Manicure. A monitora Luciana Oliveira diz que todas suas alunas saem do curso já praticando o que aprendeu. “Algumas são autônomas, outras vão trabalhar em salão de beleza”. Andrielli Tabata, uma das muitas alunas que freqüentam o curso, falou da sua experiência. “Vim aqui para me profissionalizar e continuo em casa. Pretendo trabalhar neste ramo que existe muita demanda e requer bons profissionais”.

Sua colega de classe, Milena Silva, disse que está fazendo o curso por que foi incentivada por sua  família que já tem salão de beleza. “Gosto muito do que faço”. A Escola Profissionalizante tem aproximadamente 400 alunas e funciona de manhã, tarde e noite. O curso é realizado duas vezes por semana. Segunda e quarta-feira ou terça e quinta –feira. A Escola Profissionalizante fica aberta as sextas-feiras.

A Escola Profissionalizante conta com os seguintes cursos profissionalizantes: Bordado à mão, Bordado em fitas, Bordado à máquina, Bordado Industrial, Corte e Costura, Costura industrial, Crochê, Macramé,  Manicure, Pintura em tecido e tela, Tecelagem

Trabalhos manuais, Tricô e Corte de Cabelo.

 

POSTAGENS RELACIONADAS
05/03/2015 - Horário estendido das creches de Tupã é referência nacional em debate pela TV Câmara Federal
05/03/2015 - Atletas estão participando da Liga Paulista de Natação
23/02/2015 - Secretaria entrega uniformes para alunos da EMEI "Enedina Botteon"
11/02/2015 - MEC nomeia diretor geral do Campus Avançado do Instituto Federal de Tupã
04/02/2015 - Equipe pedagógica realiza formação para diretoras de creches
03/02/2015 - População prestigia inauguração e aprova investimentos na EMEF João Geraldo Iori
29/01/2015 - Gaspar entrega nesta sexta, reformas e ampliações da EMEF João Geraldo Iori
15/01/2015 - Bom atendimento faz com que unidades tenham lista de espera para novos alunos
14/01/2015 - Projeto "Literatura e a Formação do Leitor" terá continuidade
13/01/2015 - Período para inscrições será nesta sexta e sábado
 
ÚLTIMAS GALERIAS
Encontro da Undime
abrir galeria +
Projeto Crescer - Fepasa
abrir galeria +
Festa Junina das Unidades de Educação
abrir galeria +
 
ÚLTIMAS VÍDEOS
Educação: Alunos aprendem a se comunicar pela linguagem de sinais em escola de Tupã
abrir vídeo +
 
 
 
  Educação
Av. Universitários, 145
Jardim Ipiranga
CEP: 17607-220 - Tupã / SP
Contato: (14) 3404-3550
seducemef@tupa.sp.gov.br
Conheça o secretário
ENDEREÇOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
PROJETO ESCOLA DE SEGUNDO TURNO
CMEI Centro Municipal de Educação Infantil (creche)
AÇÕES DE 2013

Dr. Marcos Roberto Leite

Fale Conosco
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2015 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px