0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã  
Governo
21 de Março de 2017 - GABINETE
Rede Protetiva de Tupã realiza 15ª reunião com propostas de parceria junto a Prefeitura
Por: Assessoria de Comunicação

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (20), mais uma reunião da Rede de Proteção da Criança, Adolescente e Jovem do município de Tupã. O encontro, que nesta edição foi realizada no salão da Diretoria de Ensino,reuniu mais de cinquentapessoas:representantes da sociedade civil, entidades, instituições escolares, órgãos públicos, lideranças comunitárias e autoridades municipais.

A reunião iniciou com a apresentação de todos os presentes e com a realização de uma contextualização do que foi discutido no último encontro, realizado no dia 8 de março.

De acordo com a Dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Tupã e também membro da Rede Protetiva de Tupã,Lucimeire Rodrigues Adorno, o objetivo principal da rede é articular e buscar parcerias das instituições e lideranças comunitárias, assim como buscar soluções compartilhadas para os problemas complexos de vulnerabilidade social a que estão expostos às crianças e adolescentes no Município do Tupã.

Além disso, segundo aLucimeire, nas reuniões são discutidos também os objetivos específicos como esclarecer sobre a abrangência dos diversos órgãos públicos na sociedade; conhecer as instituições e lideranças e possíveis contribuições sociais que cada qual pode dar.

“Em geral, a rede pressupõe em compartilhar com as entidades, autoridades e gestores, alguns objetivos em comum. A ideia principal das reuniões é que nos conheçamos e saibamos o que cada instituição pode fazer, sempre nos articulando para a realização de encaminhamentos das crianças e adolescentes para os serviços que melhor os atendem, buscando soluções compartilhadas para problemas complexos que apenas uma instituição, por exemplo, não daria conta”, explicou.

Segundo ela, a Rede Protetiva de Tupã trabalha com um foco em questões sociais, onde visam complementar a ação do Estado ou suprir a sua ausência no equacionamento de problemas sociais complexos, que põem em risco o equilíbrio social.

“Durante as reuniões, as relações nascem e se nutrem de uma visão comum sobre a sociedade ou sobre determinada questão social e da necessidade de uma ação solidária. A nossa intenção é suprir a demanda com estratégias de mobilização constante das parcerias e de reedição”, ressaltou.

Ainda de acordo com a Lucimeire,os encontros acontecem quinzenalmente, às segundas-feiras, das 9 às 11 horas da manhã. Cada encontro acontece em uma das instituições que compõem a rede de forma itinerante. Até o momento, existem mais de 20 instituições já cadastradas na Rede Protetiva.

“Em cada reunião, a ‘entidade acolhedora’ apresenta sua equipe, assim como o trabalho da instituição, colocando suas potencialidades e dificuldades para o trabalho que realizam com crianças e adolescentes, acrescentando como pode colaborar com o trabalho em rede e o que precisa dos demais parceiros para melhorar os resultados de sua atuação”, destacou.

De acordo com o Prefeito Ricardo Raymundo, presente na reunião, o trabalho da Rede é muito importante, poisage não só com as questões sociais do município como também pode ser trabalhado as questões sociais da região, através de parcerias com demais instituições, prefeitura e autoridades.

“Esse é um trabalho muito importante que devemos prezar e colaborar. A Prefeitura criou diversos projetos, no entanto nenhum parecido com este, que conte com o apoio de diversas autoridades que priorizam o bem-estar da criança e do adolescente assim como a educação e projetos assistenciais”, comentou.

O secretário de Cultura, Turismo, Relações Institucionais e vice-prefeito, Caio Aoqui, também esteve no encontro e parabenizou a Diretoria de Ensino pela iniciativa e também aos dirigentes de instituições que abraçaram a causa em prol do bem-estar da criança e adolescente de Tupã.

“Essa não é a primeira vez em que participamos de uma reunião da rede protetiva, que é uma iniciativa muito bacana, da qual parabenizamos todos os envolvidos. Eu estava falando com o prefeito Ricardo e até comentamos sobre o que poderíamos fazer em relação a essas ações, pois achamos a oportunidade muito boa, então já queremos desde já deixar registrado que o que a Prefeitura fará sempre o possível para que projetos em prol a educação e socialização da criança e adolescente sejam realizados”, afirmou.

 

Rede Protetiva

De acordo com a Dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Tupã, a proposta foi lançada em junho do ano passado durante uma reuniãona Diretoria de Ensino de Tupã, onde representantes de instituições que trabalham com crianças e adolescentes estavam presentes. Na ocasião, foram estudadasmedidas que poderiam minimizar os problemasde vulnerabilidade social em que crianças do município se encontram.

           

Blog

Quem quiser acompanhar o trabalho da Rede Protetiva de Tupã, pode acessar o blog “www.redeprotetivatupa.blogspot.com.br” e conhecer mais das ações. “Temos diversas fotos dos nossos encontros no blog, assim como do 1º seminário realizado no último dia 12 de dezembro, para finalizar os trabalhos iniciados em 2016”, disse.

Noblog, que pode ser acessado por qualquer pessoa, é elencado os objetivos da Rede, as parcerias, notícias, e outros; além de calendários de próximos encontros e pautas a serem discutidas.

“É um meio eficiente de comunicação, pois uma vez que combinamos a data da reunião com os representantes presentes num determinado encontro, imediatamente a publicamos no blog. Assim, os que não puderam estar presentes, podem ter notícias de onde será o próximo encontro, da pauta, assim como ver por meio da ata como foi o encontro”, explicou.

POSTAGENS RELACIONADAS
17/02/2017 - Rotakids realiza V Passeio Ciclístico neste domingo
25/01/2017 - Acessa São Paulo volta a atender normalmente em Tupã
17/01/2017 - Prefeito Ricardo prestigia posse do novo Chefe de Instrução do TG
30/11/2016 - 98% da população aprovam serviços de saneamento básico em Tupã
26/10/2016 - Moradores pedem apoio da prefeitura para coibir vandalismo
14/10/2016 - Atendimentos de fisioterapia atendem 100% da demanda
14/10/2016 - Sebrae vai realizar a oficina “Sei Controlar Meu Dinheiro”
04/05/2016 - Tupãense faz sucesso em Portugal após declarar amor por time do Sporting Clube Portugal
04/04/2016 - PAE orienta sobre Declaração Anual do Simples Nacional
04/04/2016 - Tupã realiza curso de “Feira do Produtor Rural” na quinta-feira
 
ÚLTIMAS GALERIAS
100 dias
abrir galeria +
5ª Conferência Municipal da Cidade
abrir galeria +
Desfile de Aniversário de Tupã
abrir galeria +
 
ÚLTIMAS VÍDEOS
SAIDA DE EMERGENCIA TUPÃ FOLIA 2014
abrir vídeo +
Show de Neguinho da Beija Flor reúne 30 mil pessoas em Tupã
abrir vídeo +
Morador leva multa em Tupã, SP, ao ser flagrado por câmera antidengue
abrir vídeo +
 
 
 
  Governo
Praça da Bandeira , 800
Centro
CEP: 17600-900 - Tupã / SP
Contato: (14) 3404-1000
governo@tupa.sp.gov.br

Claudio Zopolato

X

Claudio Zopolato

Fale Conosco
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px