Principal
 Conheça a secretaria
 Notícias
 Fale conosco
 Cursos Técnicos »
 Procon »
 Sebrae »
 PAT »
 Incubadora de Empresas
 Telecentro
 
Noticias - Secretaria de Desenvolvimento Econmico de Tup
  Noticia
 


Profissionalização

Prefeitura firma parceria com SENAI e trás cursos profissionalizantes para Tupã

 

Pronatec oferece 13 cursos, infraestrutura e auxílio financeiro. Inscrições devem começar em poucas semanas           

 

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) firmaram parceria para a realização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego |(PRONATEC). Através de cursos profissionalizantes, com duração média de dois a três meses e turmas de vinte participantes, pessoas de qualquer idade que estejam desempregadas poderão se qualificar.

O lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) será lançado segunda-feira, dia 15, as 09hs, na sede da Escola Municipal de Ensino Industrial (EMFI) “Paulo Renato Stort”, localizado à rua Tapajós, 804, centro.

Serão oferecidos treze cursos, com turmas nos períodos da manhã e tarde. As aulas serão em Tupã e cada aluno participante ainda receberá R$ 1 real por hora de aula assistida, como auxilio e incentivo.

O diretor do SENAI de Marília, Ronaldo Sotrate Júnior, que esteve em Tupã acompanhado do coordenador de atividades técnicas, Ricardo de Jesus, esteve reunido com o vice- prefeito Thiago Santos e o vereador Ribeirão, assinando o contrato de parceria. “Estaremos disponibilizando 13 cursos para Tupã, de acordo com a demanda da cidade. São cursos de média duração, com potencial para inserirmos muitas pessoas no mercado de trabalho e a prefeitura e a câmara demonstraram grande interesse em realizar os cursos”, disse Ronaldo.   

   O vereador Ribeirão, que tem um grande trabalho realizado na profissionalização em Tupã, falou sobre esta parceria, a importância da qualificação de jovens e adultos e os cursos escolhidos, que foram estipulados dentro do perfil econômico da cidade. “Os jovens precisam trabalhar, ocupar seu lugar no mercado de trabalho. Foi desta maneira que trouxemos o SENAI, a Incubadora e temos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Vamos agora fomentar e ampliar as oportunidades de emprego e trabalho através destes cursos, que tiveram o apoio do Governo Federal e o respaldo do prefeito Manoel Gaspar”, disse o vereador.

O vice prefeito, Thiago Santos, representou o prefeito Manoel Gaspar, que esteve em viagem a São Paulo e confirmou a parceria, garantiu que muitos outros cursos virão e convidou a população para participar, porque são cursos gratuitos e os participantes ainda recebem ajuda de custo e treinamento de qualidade. Thiago lembrou que esta parceria é resultado das suas viagens a Brasília e das reuniões que manteve com os deputados Vaccarezza e Paulo Teixeira, do PT, o Ministro da Educação Aloisio Mercadante e o apoio que Tupã tem do Governo Federal.

Sobre a parceria, Thiago disse que durante a campanha, o prefeito Manoel Gaspar sempre foi abordado com pedidos da vinda de cursos profissionalizantes e que esta parceria é mais uma conquista resultado de pedidos da população”. “Durante a campanha ouvimos muitos pedidos e prometemos dar inicio a vários cursos, buscar parcerias e qualificar nossos cidadãos. É o que o prefeito Manoel Gaspar e eu estamos fazendo com esta parceria junto ao SENAI. E podem esperar que mais conquistas virão por ai”.

Thiago disse que agora é acelerar todos os procedimentos para que os cursos tenham início o quanto antes. “O convênio será firmado nos próximos dias, publicado e dentro de poucas semanas terá início o período para inscrições de professores e alunos interessados em participar. Fiquem todos atentos, que será muito importante para quem está desempregado buscar a qualificação”, enfatizou.

 

CURSOS  

 

Nesta primeira etapa da parceria, os cursos oferecidos em Tupã serão para: Torneiro Mecânico – 160 horas; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão – 200 horas; Traçador de Caldeireira – 160 hortas; Agente de Inspeção de Qualidade – 160 horas; Costureiro Industrial de Vestuário – 200 horas; Pedreiro de Alvenaria- 160 horas; Pedreiro de Revestimento de Argamassa – 160; Pintor de Obras – 160 horas; Operador de Computador – 160 horas; desenhista Mecânico – 200 horas; Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono a Aço Baixa Liga – 160 horas; Soldador nos Processos MAG e MIG – 160 horas; Auxiliar Administrativo – 160 horas.

Outro dado importante lembrado pelo vice prefeito é com relação as inscrições dos interessados, principalmente aqueles que são beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. Thiago diz que os participantes do Bolsa Família e do Cadastro Único, devem manter seus endereços atualizados para serem comunicados. “Daremos total apoio as famílias beneficiárias destes programas, mas precisamos dos endereços atualizados para podermos informar. Muitos se mudaram para os novos conjuntos habitacionais e não fizeram a revisão cadastral. É preciso procurar o AMEM, na rua Tapajós, 989 e atualizar seus dados cadastrais, sem falta”, lembrou o vice prefeito.     

 

LEGENDA FOTOS: Thiago, Ribeirão e representantes do SENAI confirmar o Pronatec para Tupã

 

 

 

 

 



Fonte: Assessoria de Imprensa


» 24/04/2013 - SEBRAE-SP abre inscrições para prêmio MPE Brasil 2013
» 18/04/2013 - Continuam abertas as inscrições, mas interessados devem levar documentos e comprovantes
» 09/04/2013 - Setor empresarial tupãense mostra que quer maior desenvolvimento
» 02/04/2013 - Lançamento do Prêmio Destaque Empresarial será hoje
» 28/03/2013 - EMFI “Paulo Renato Stort” está com inscrições abertas para vários cursos
Outras noticias