Desenvolvimento Social - Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023

Tupã abre curso de confeitaria e de pizzaiolo por meio do Cozinhalimento

Inscrições estarão abertas de 23 a 30/10 na Escola Profissionalizante e NUTI Unesp

Tupã abre curso de confeitaria e de pizzaiolo por meio do Cozinhalimento

A Prefeitura de Tupã, em convênio formado com o Fundo Social São Paulo, abrirá inscrições para duas formações técnicas para o mercado de trabalho na área de gastronomia. As aulas gratuitas serão desenvolvidas em cozinha semi-industrial, sendo duas turmas de Confeitaria e duas de Pizzaiolo. As vagas devem ser preenchidas de 23 a 30 de outubro.

As inscrições podem ser realizadas na Escola Profissionalizante (Rua Brasil, 436), das 13h às 17h; ou no NUTI Jardim Unesp (Rua Domingos da Costa Lopes, 1100), das 8h às 10h30. Para participar, é necessário ter acima de 18 anos, e os interessados devem apresentar cópia do RG/CPF ou CNH e um comprovante de residência.

Curso de Confeiteira:

Turma 1: De 6 a 10 de novembro, das 18h30 às 22h30.

Turma 2: De 21 a 27 de novembro, das 18h30 às 22h30.

Duração: 4 horas por dia/ total de 20 horas.

Curso de Pizzaiolo:

Conteúdo: Preparo de pizzas salgadas e doces, molho de tomate, diferentes sabores de pizza, preparo da massa e técnicas de montagem.

Turma 1: De 4 a 8 de dezembro, das 18h30 às 22h30.

Turma 2: De 11 a 15 de dezembro, das 18h30 às 22h30.

Duração: 4 horas por dia/ total de 20 horas.

Segundo a nutricionista e responsável técnica, Marilisa Machado Modelli Corrêa, as capacitações compõem o programa Cozinhalimento. “Os alunos contarão com a estrutura de uma cozinha semi-industrial, organizada e com equipamentos profissionais de alta qualidade. Os cursos serão ministrados por profissionais especializados no ramo da alimentação”.

Com carga horária dividida entre conhecimento teórico e prático, os participantes terão a oportunidade de aprender desde a manipulação de alimentos até noções de higiene pessoal e do ambiente. A metodologia adotada torna o aprendizado acessível mesmo para aqueles que não possuem conhecimento prévio na área.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim, ressalta que o objetivo é preparar os alunos para atuar com destreza e competência no setor gastronômico, proporcionar a geração individual de renda ou a inserção no mercado de trabalho.

“O Cozinhalimento é um projeto do governo do Estado de São Paulo, implantado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. O propósito dele é proporcionar inclusão social e criar oportunidades reais de trabalho e de autonomia financeira”, comenta.

Estes cursos serão realizados na sede do Cozinhalimento de Tupã, que fica em prédio anexo ao NUTI Jardim Unesp. Os inscritos receberão uma camiseta, que deverá ser usada no decorrer das aulas e, ao final, terão um certificado de conclusão.