Governo - Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023

Prefeito Caio Aoqui assina doação de 3 terrenos para a Unesp de Tupã

Assinatura foi feita durante festa de celebração dos 20 anos da Universidade no município

O prefeito Caio Aoqui realizou na última sexta-feira (27) a assinatura de decreto fazendo a doação de 3 terrenos do poder público para a Faculdade de Ciências e Engenharia - Câmpus de Tupã – Unesp. A assinatura foi realizada durante a festa de celebração dos 20 anos de existência da Unesp no município de Tupã.

Segundo informações, são 3 terrenos doados com aproximadamente 120 mil m² de área, que equivalem a R$ 2.259.275,40. O trâmite judicial para a doação das áreas vem de mandatos antigos, e finalmente assinado pelo prefeito Caio Aoqui para proporcionar a extensão dos inúmeros projetos desenvolvidos pela faculdade e, futuramente, trazer mais cursos de formação.

De acordo com a diretoria da Unesp de Tupã, a Congregação, principal órgão da Faculdade, sendo deliberativo e normativo em matéria de ensino, pesquisa, extensão universitária e administração, analisará propostas para definir o que será implementado na nova área adquirida.

O vice-diretor da  Unesp de Tupã, Prof. Dr. Mario Mollo Neto, explicou que faculdade tem muitos projetos que poderão ser ampliados, ajudando no currículo dos alunos com a experiência da prática já dentro da faculdade, e também os professores que lideram as pesquisas de extensão e ganham reconhecimento nacional com o desenvolvimento dos projetos.

“Esta é uma solicitação antiga da Unesp e finalmente conseguimos este espaço. Foi um presente do prefeito Caio Aoqui para a faculdade no mesmo dia em que celebramos os 20 anos do campus de Tupã. Agradecemos em nome de todos os professores e alunos da Unesp, e em breve definiremos como será usada essa nova área para ampliar os trabalhos já desenvolvidos aqui na faculdade”, agradeceu.

Segundo a direção da faculdade, existem pré-propostas que serão encaminhadas à Congregação da Unesp para serem analisadas, como a criação de usina fotovoltaica, onde o estudo já está em discussão com a empresa fornecedora de energia elétrica para o município de Tupã (Energisa). A proposta visa atender as dependências do campus da Unesp, mas o estudo poderá ser ampliado para que a usina forneça energia suficiente para atender também a empresa Energisa.

Dentre as propostas também há a construção de Fazenda Experimental para o curso de Engenharia de Biossistemas, que compreenderá galpões de pesquisa com animais e variedades de vegetais. A ideia também busca focar na pesquisa de alimentos que já possuem importância para a cidade de Tupã como a cana e o amendoim.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou a importante presença da Unesp no município, e que o poder público tem o dever de ajudar a manter os sistemas de ensino superior na cidade, ajudando a promover um espaço adequado para os estudos.

“A Unesp de Tupã completa 20 anos. E com o objetivo de ajudar a nossa Universidade a ampliar os cursos e atender mais alunos estamos doando uma área de 5 alqueires o que equivale a 120 mil metros quadrados, praticamente dobrando a área atual da unidade. Doação em um valor estimado em R$ 2,2 milhões que será fundamental para que nossa Unesp continue sua trajetória, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade. Parabéns Unesp de Tupã e que o apoio da prefeitura possa, em breve, gerar mais frutos e mais benefícios para nossa comunidade”, ressaltou.