Governo - Terça-feira, 14 de Novembro de 2023

Prefeitura vai reajustar o pró-labore a PMs

O anúncio foi feito durante visita do comandante do CPI-4

A recepção ao coronel PM Marcos de Paula Barreto - comandante do Policiamento do Interior (CPI-4) de Bauru, nesta terça-feira (14), foi marcada pelo anúncio de reajuste no pró-labore a policiais militares empenhados na fiscalização e policiamento de trânsito e tráfego no município de Tupã. O valor da gratificação anterior era de R$ 300 e passará para R$ 500, a partir de janeiro de 2024.

O projeto de lei de autoria do prefeito Caio Aoqui será encaminhado ao Legislativo para aprovação. A indicação foi feita pelo vereador Augusto Fresneda Torres — Ninha Fresneda, autor de sugestão anterior que instituiu o pró-labore aos PMs.

Com a decisão, Caio Aoqui demonstrou inequívoco interesse em confirmar a parceria que mantém com as instituições de segurança reconhecidas por garantir Tupã como uma das quatro cidades mais seguras do estado de São Paulo, fato este ratificado pelo comando do CPI-4, quando da implantação do Sistema Detecta.

Foi exatamente essa estreita relação entre o prefeito e o governo de Tarcísio de Freitas, através da chamada “Muralha Eletrônica de Segurança”, que motivou coronel Marcos Barreto a escolher Tupã para visitá-la.

A Muralha Eletrônica de Segurança permite o compartilhamento de dados coletados por meio da placa dos veículos ou do reconhecimento facial para identificar, por exemplo, veículos que entram ou saem na cidade que sejam produto de roubo ou furto.

Tupã está entre os 76 municípios da área de jurisdição do CPI-4, que compreende o 9º Batalhão da PM, em Marília, sob o comando do coronel Alexandre Ledo. O 9º Batalhão comanda 25 Companhias da PM, entre elas, a 2ª Companhia em Tupã – sob a responsabilidade do capitão André Vander Zambelli Ribeiro. A 2ª Companhia coordena 11 cidades. Por decreto, o prefeito Caio Aoqui considerou o comandante do CPI-4, hospede oficial do município.

HOMENAGEM

A cerimônia foi prestigiada pelo delegado Seccional, Luís Antônio Hauy, secretários municipais que tiveram participação direta na elaboração do projeto do pró-labore, João José Pinto – J.J. (Assuntos Jurídicos) e Wilson Quiles (Finanças), os vereadores Eduardo Alexandre Sanches – Du do Serv Festa, Israel Velloso – Tutu, e Charles dos Passos.

Houve ainda a homenagem ao cabo Marcel Ruiz Giardulli, lotado na 2ª CIA PM e atuação em Iacri, eleito o PM do mês de outubro. O policial atuou em duas ocorrências de sucesso – entre o dia 28 e madrugada do dia 29 de outubro. Na primeira tirou de circulação crack que seria comercializado na cidade e, em seguida, evitou o suicídio de uma mulher, que ameaçava se jogar de um viaduto. Essa situação é considerada de extrema complexidade. A comandante do 5º Grupamento da PM de Iacri, Andréia da Silva Santos se encarregou de homenagear o PM.