Desenvolvimento Social - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023

Ciclovia da rua Estados Unidos já recebeu concretagem

Vereador Alexandre Scombatti indicou a obra, após viabilizar recurso de R$ 500 mil para recape da via de acesso ao 1º Distrito Industrial

A empreiteira Kardia Serviço e Comércio de Sinalização Viária LTDA, de São Paulo, já realizou a concretagem da segunda Ciclovia que está sendo implantada em Tupã – partindo do lado esquerdo da Rua Estados Unidos, saindo do cruzamento com a Rua Brasil (próximo à Praça da Imigração Japonesa), até a Rua Henrique Turner Filho (altura da Ceagesp).

A obra conta com uma Ciclovia com área de 875,80 m² e Ciclofaixa com área de 3.319,25 m², totalizando um trecho com 1.557,32 metros lineares de extensão. Após a concretagem, a empreiteira fará a pintura, a sinalização e a instalação da iluminação de led ao longo do trajeto.

A Ciclovia seguida de Ciclofaixa está orçada em quase R$ 437 mil – 100% de repasse da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, através do DADETUR (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias Turísticas), e foi uma indicação do vereador Alexandre Scombatti.

Scombatti, pediu a construção do espaço de lazer após viabilizar R$ 500 mil para recapear o trecho da Rua Estados Unidos que dá acesso ao 1º Distrito Industrial. “O mesmo percurso da Ciclovia teve a via recapeada com recurso que conquistamos junto ao então senador José Serra. E, a pista pode servir tanto para caminhadas quanto para passeios de bicicleta, atividades que são altamente benéficas para a saúde e o condicionamento físico”, destacou.

O parlamentar lembrou ainda que o espaço já é muito utilizado pela população tupãense e que o novo aparato trará mais segurança e conforto. “Por ser muito arborizada e ter uma atmosfera agradável, aquele trecho da rua Estados Unidos é usado frequentemente pelos moradores para atividade física. Ocorre que, nos últimos anos, aumentou muito o tráfego de veículos naquela via, por isso a construção desta nova pista tem grande importância”, apontou.

O prefeito Caio Aoqui lembrou que em breve, o município contará com pelo menos três locais específicos para a prática do ciclismo. “Esse investimento é um pedido de diversos tupãenses que praticam a modalidade. Na quinta-feira, 5, inauguramos a primeira Ciclofaixa, e está em construção a primeira Ciclovia, entre a rotatória do Balneário 7 de Setembro e a rotatória do Aeroporto, em uma extensão de 1.200 metros na vicinal, sentido Arco-Íris, também com recurso do DADE, por isso, a decisão de investir na construção da Ciclovia, também passou pela Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)”, finalizou.