Desenvolvimento Social - Terça-feira, 28 de Novembro de 2023

Sete mulheres finalizam segundo curso de manicure oferecido pelas unidades CRAS

Qualificação itinerante para o trabalho democratiza acesso a cursos gratuitos

Sete mulheres concluíram o segundo curso itinerante de manicure e pedicure oferecido nas unidades CRAS, numa parceria com a Escola Profissionalizante de Tupã. A nova turma do projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos participou de uma cerimônia de entrega de certificados nesta segunda-feira (27).

A proposta de levar a formação itinerante em manicure e pedicure para os equipamentos socioassistenciais permitiu aproximar a capacitação para o trabalho mantida na Escola Profissionalizante (rua Brasil, 436) dos usuários dos serviços de convivência do Cras Natalino Rodrigues, Cras Leste e Cras 3.

Para a monitora de manicure da Escola Profissionalizante, Patrícia Maria dos Santos Brito, foi gratificante ver o empenho das participantes. “Tudo que ensino na Escola foi passado para elas gratuitamente. No momento que a gente entrava na sala, parecia que os problemas ficavam para fora. Elas estavam sempre dedicadas, então foi uma turma bem gostosa de trabalhar, eu só desejo sucesso para elas”.

Toda segunda-feira, as alunas se reuniam no Cras 3 para aprenderem as técnicas de higiene, modelagem das unhas com lixa, cuticulagem, esfoliação, e por fim, a esmaltação. Das 27 inscritas, apenas 7 conseguiram finalizar a capacitação. Mas, graças ao curso, três delas já estão atuando na área.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim, afirma que, dessa forma, a meta da administração pública de ofertar possibilidades para geração de renda tem sido alcançada.

“Ficamos muito felizes por saber que tem gente juntando tudo que aprendeu para conquistar sua autonomia financeira. Agradeço ao prefeito Caio Aoqui, às equipes dos Cras e da Escola, porque sem eles não seria possível realizar essa capacitação. Sabemos dos desafios da mulher para deixar suas casas, e conciliar os cuidados com a família com uma preparação profissional para o mercado de trabalho. É um desafio, mas essas mulheres superaram essa barreira, e é isso que queremos: desenvolver as pessoas, para que elas possam viver melhor”.

A primeira turma do curso itinerante de manicure e pedicure, finalizada em junho deste ano, formou outras 15 mulheres de forma gratuita.