.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Unidade do Cozinhalimento de Tupã forma duas turmas de confeitaria

Programa oferece formação em culinária numa cozinha semi-industrial


“Minha palavra final é gratidão”. Foi assim que a aluna Claudicéia da Graça Ferreira agradeceu pela oportunidade de participar do curso de confeitaria do programa Cozinhalimento. A unidade de Tupã formou suas duas primeiras turmas, com aulas de 6 a 27 de novembro.

 

No total, 21 pessoas aprenderam — por meio de convênio firmado entre o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos — técnicas para preparação de confeitos, com receitas completas de doces e coberturas. 

 

“Fiz a inscrição porque gosto de mexer com alimentos. Pode ser que hoje eu não consiga trabalhar com isso, mas posso passar o que aprendi para meus filhos e netos. Gostei muito”, completou Claudicéia.

 

As aulas de qualificação profissional foram ministradas no Cozinhalimento, que oferece aos participantes contato com a estrutura de uma cozinha semi-industrial. Este curso teve a supervisão da nutricionista, Marilisa Machado Modelli Corrêa; carga horária de 20 horas semanais; sendo abordado na prática por Hamys Batista e Marlene Silva, especialistas na área. 

 

A aluna Marieli Aparecida Pereira Vigido agradeceu aos professores, ao prefeito Caio Aoqui, e à primeira-dama do estado de São Paulo e também presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, pela oportunidade. 

 

“Entrei no curso porque eu já trabalho na área, mas queria aprender mais. Será muito bom para a gente, posso aumentar minha renda e também cozinhar para os meus familiares. Acredito ter sido gratificante para todos nós”.

 

A execução dos cursos resulta de recursos da “Escola de Qualificação Profissional”, cabendo ao município a aquisição dos insumos utilizados, assim como mediar a contratação dos instrutores, treinados pelo FUSSP.

 

O formando, Adilson Bueno de Morais, destaca ter sido uma experiência bastante positiva. “Quando tiver a chance de fazer um curso como esse, faça. Porque realmente é ótimo, tivemos experiências agradáveis, que levaremos para o resto de nossas vidas”.

 

Os concluintes do curso de confeitaria ganharam uniformes e certificados. A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tupã e secretária municipal, Telma Tulim, ressaltou que o objetivo do programa é capacitar os cidadãos para o mercado de trabalho, proporcionar a inclusão social e o empreendedorismo.

 

“Eles estão levando uma bagagem importante, com dicas e truques essenciais. Porque o ramo alimentício é feito de alguns segredos que são o diferencial na carreira daquela pessoa. Nossa meta, enquanto secretaria municipal, é assegurar que as pessoas conquistem uma vida melhor, em vez de dar tudo pronto”.

275 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.