Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023

Tupã já faz parte do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)

Tecnologia permite recebimento de multas em formato digital e a realização de pagamento com desconto de até 40%

Tupã é o 26º município de São Paulo a aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). A tecnologia permite que o motorista receba multas pelo celular e realize pagamento com desconto de até 40%.

Desde o dia 7 de dezembro, as notificações de autuação e penalidades de multas aplicadas no município estão sendo enviadas de forma eletrônica para os proprietários de veículos já cadastrados no SNE.

Segundo o subscretário de Segurança e Trânsito, Renato Gonzalez, o usuário receberá a notificação eletrônica de autuação ou de penalidade pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou verificando o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).

“O aplicativo CDT permite ativar notificações no celular. Não serão mais enviadas as notificações em papel para quem já está cadastrado. Já os proprietários que ainda não se cadastraram continuarão recebendo as notificações em papel, via Correios”, explicou.

Com a integração do município ao SNE, será possível efetuar o pagamento das multas de trânsito até o vencimento, de duas formas:

• 1) Com desconto de 40%, quando o autuado não apresentar defesa ou recurso da infração. A opção de pagamento com 40% de desconto só é possível para as notificações enviadas pelo SNE, ou seja, esse desconto estará disponível para os proprietários já cadastrados e para as notificações emitidas a partir do dia 26 de outubro;
  • 2) Com desconto de 20%, quando o autuado desejar apresentar defesa ou recurso da infração. Lembrando que essa possibilidade já existe no ambiente analógico, para quem paga o boleto em papel até o vencimento.

Criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atual SENATRAN, o SNE é uma solução web e mobile para envio de notificações e comunicados em formato digital, relativas a infrações de trânsito anotadas no Registro Nacional de Infrações (RENAINF), tais como: Notificação de Autuação, Notificação de Penalidade, Solicitação de Código para Pagamento e Outros Avisos (boleto a vencer, distrato, etc.).

Por determinação do prefeito Caio Aoqui, a Subsecretaria de Segurança e Trânsito tem trabalhado desde meados de 2022 para os sistemas serem integrados. Assim, o condutor que adere ao SNE passa a receber, de forma eletrônica, notificações relacionadas ao veículo (ou veículos) cadastrado e pode também obter descontos no pagamento das multas no próprio aplicativo ou solução web.

Qualquer proprietário de veículo automotor, seja pessoa física ou jurídica, pode aderir ao SNE. Basta estar previamente cadastrado no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no próprio aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (o mesmo utilizado para a CNH Digital e o CRLV-e Digital, disponível para os sistemas Android e iOS.

Uma vez tendo o proprietário aderido ao SNE e estando logado na plataforma, ele pode incluir o cadastro de um ou mais veículos de sua propriedade. Para isso, basta preencher os campos Placa e Renavam do veículo e aguardar a validação dos dados. Após o cadastro, as notificações e todas as multas em aberto poderão ser acessadas via aplicativo.