Agricultura - Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024

Pecuária Brasil abre inscrições para inseminação artificial em 2024

Em fevereiro, nascem os primeiros bezerros do programa

Pecuária Brasil abre inscrições para inseminação artificial em 2024

O Programa de Inseminação Artificial da Secretaria de Agricultura + PECUÁRIA BRASIL está com inscrições gratuitas abertas para novos produtores que possuem gado de corte ou de leite. O próprio pecuarista escolhe no catálogo qual sêmen quer para o seu rebanho.

O programa abrange acompanhamento veterinário e elaboração de pesquisa científica, através do Programa KAMBY da Unesp, exames de ultrassom e a Inseminação com sêmen de alta genética.

As famílias beneficiadas são escolhidas através de critérios do programa e são indicadas pela prefeitura, bem como, as raças de animais com maior potencial de adaptação e rendimento.

O melhoramento genético por meio da tecnologia de inseminação artificial para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos agricultores familiares, visa o crescimento socioeconômico, impulsionando o mercado agropecuarista, e a implementação de novas políticas públicas na região.

Para se inscrever os interessados devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na rua Adamantina, 60, no Jardim Paulista, ou através do telefone 3441-1310 para falar com um dos funcionários. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Em 2023 foram mais de 250 animais avaliados pelos técnicos e veterinários. Desses, mais de 150 estavam aptos e receberam a Inseminação Artificial. Em fevereiro ocorrerão os nascimentos dos primeiros bezerros.

“O programa tem sido um grande sucesso entre os pequenos agropecuaristas locais. Recentemente, representantes de mais de 15 cidades da região estiveram em Tupã participando de uma capacitação para levar o programa aos seus municípios”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Anderson Luiz.

DOSES

O programa vai disponibilizar para o município até o final do convênio 2.400 doses, ao longo de 4 anos, cuja meta é inseminar até 600 matrizes bovinos por ano.

O prefeito Caio Aoqui aderiu ao programa, através da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) do governo federal, atendendo a indicação do vereador Pastor Eliézer de Carvalho.

O programa fornece o técnico da Conafer para realização dos trabalhos, além de participar de visitas técnicas, treinamentos, seminários e eventos relacionados ao projeto. A Conafer faz a doação de doses de sêmens produzidos pela multinacional Alta Genétics, com sede em Minas Gerais.

“O programa Mais Pecuária Brasil colocou Tupã em posição de destaque na região. É uma política pública que atende as necessidades de pequenos produtores de leite - da agricultura familiar. É um investimento que oportuniza ganho aos produtores e o resgate de uma economia que foi referencial do município, como bacia leiteira no estado de São Paulo”, relembrou o prefeito Caio Aoqui.