.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Departamento de Entomologia e Endemias realiza ADL a partir do dia 22

Ação visa identificar a eficácia das ações e traçar novas estratégias no combate à dengue


Departamento de Entomologia e Endemias realiza ADL a partir do dia 22

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, informa que será realizada uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) a partir de segunda-feira (22). Segundo o setor responsável, o resultado será para definir quais ações deverão ser realizadas e levantar dados sobre as regiões da cidade que apresentarem maior infestação do mosquito Aedes aegypti.

 

Marco Antônio de Barros, chefe do setor responsável, explicou que a execução, o lançamento de dados será feito no sistema do Governo do Estado e a validação dos dados junto ao Ministério da Saúde.

 

“A ADL corresponde à quantidade de imóveis que os agentes de campo encontram com larvas do mosquito Aedes aegypti. Em janeiro de 2023 foi identificado um índice de 7,3, o que apontava o fator ‘Risco’ para o município. Este ano, com o resultado das inúmeras ações realizadas, a diminuição considerável de casos confirmados e a colaboração da população, prevemos um índice menor”, disse.

 

Marco Antônio ainda ressaltou que demais ações continuam sendo realizadas no combate à dengue. “A ADL é somente uma das inúmeras realizações que estão acontecendo. Os agentes continuam com os trabalhos de rotina de visitas casa a casa, e estamos realizando a nebulização noturna nas regiões da cidade. No entanto, é importante sempre reforçarmos que a ação mais efetiva deve partir da população, com uma pequena vistoria todos os dias em seus quintais para evitar qualquer criadouro do mosquito”, alertou.

 

‘O Secretário Municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que o objetivo da avaliação é mensurar o nível de infestação para adotar novas medidas de eliminação de focos. 

 

"A Avaliação é importante para sabermos o grau de infestação do mosquito no município e, a partir disso, definir quais ações e estratégias a prefeitura adotará para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti", completou.

 

Notificações

 

Neste ano no ADL em todos os imóveis onde forem encontrados focos as residências serão notificadas para explicarem porque estão mantendo criadouros em seus imóveis, conforme a Lei Municipal 4.659/13. Portanto, os moradores devem fazer a lição de casa eliminando seus criadouros. 

264 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.