Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024

Sebrae Aqui atendeu mais de 6.500 pessoas em ações e cursos em 2023

Eventos, cursos, oficinas e viagens foram realizados pela equipe do Sebrae de Tupã

Sebrae Aqui atendeu mais de 6.500 pessoas em ações e cursos em 2023

O Sebrae Aqui de Tupã atua no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização das micro e pequenas empresas. Em 2023 o programa atendeu mais de 6.500 pessoas que buscaram por referências e formações sobre empreendedorismo.

No Sebrae, para atendimentos individuais de pessoas físicas e jurídicas, foram contabilizados 3.648. Entre os atendimentos prestados estão: formalização (abertura de CNPJ); alteração de dados (pessoais e CNAE); baixa do CNPJ; declaração de faturamento; emissão do DAS; negociação; emissão nota fiscal de serviço; gestão de negócios; apresentação e divulgação de cursos coletivos presenciais; apresentação e divulgação de cursos individuais online; e atendimento via Whatsapp (envio de guia DAS, guia de parcelamento, divulgação e inscrição de cursos).

Dentro do planejamento também foram oferecidos cursos de formação empreendedora (presencial e online) e missões empresariais, onde 3.032 pessoas participaram.

Os cursos presenciais oferecidos foram: Fabricação de Ovos de Páscoa e Bombons; Descubra-se - Inteligência Emocional (Sebrae Delas); Organize seu Negócio (trilha de capacitação – acesso ao crédito); Vitrines e Exposição de Produtos; Faça Divulgação Certa e Atraia Mais Clientes; Conceito de Visagismo; Funil de Vendas do Comércio Eletrônico; Visual Merchandising; Seja Mais Seguro nas Decisões da Sua Empresa com Inteligência Emocional; Conceito das Técnicas de Coloração e Descoloração; Depilação; Sebrae Delas – Descubra-se; Sebrae Móvel: Palestras - Formação (aprenda sobre MEI), Controle (fluxo de caixa), Faça Fácil (fotos e vídeos); Faça Preço Certo, Não Perca Dinheiro; Aprenda Técnicas de Serralheria em Aço e Alumínio (carreta); Técnicas de Vendas Consultivas; E-Commerce: Estratégias e Modelos de Negócios; Fabrique e Venda Produtos de Confeitaria; Fabrique e Venda Pizzas e Salgados Assados; Ajuste e Reforma de Roupas; Técnicas para Impermeabilização de Estruturas; Procedimentos e Técnicas de Higiene na Manipulação de Alimentos; Aprenda a Instalar e Vender Automação para Prédios; Aprenda Técnicas de Serralheria em Aço e Alumínio (polimento); e Fabrique e Venda Panetones e Doces Natalinos.

Dos cursos em formato online foram: Aprenda a Realizar Diagnósticos Elétricos Automotivos; Semana da Mulher Empreendedora - Sebrae Delas - Sua Empresa em Alta Performance; Descomplique sua Empresa; Faça Fotos e Vídeos Incríveis; Aprenda a Criar Posts nas Redes Sociais; 1° e 2° Palestra: Faça a Emissão da Nota Fiscal de Serviços da Sua Empresa MEI; Passo a Passo para Emissão de Nota Fiscal de Serviços – MEI; e Aumente suas Vendas de Final de Ano - Como Vender Mais e Melhor para Atrair mais Clientes.

Das missões empresariais, eventos em que o Sebrae fez parte, foram: Hair Brasil Beleza; Fipan (panificação e confeitaria); Inova Olhar (visita as empresas multissetorial de comércio); Mega Artesanal (arte e artesanato); e Feira do Empreendedor.

Além dos atendimentos e ações do Sebrae Aqui Tupã, o Escritório Regional do Sebrae em Marília também organizou eventos e cursos que contemplaram a população de Tupã, sendo estes: Projeto Óleo - Comece a Organizar a Sua Idéia de Negócio; Projeto Óleo - Comece a Planejar a Formalização do Seu Negócio; Projeto Óleo - Faça o Preço Certo não Perca Dinheiro; Evento Mulheres, Descubram-se no Campo; Semana da Engenharia – Comece a Planejar a Formalização do seu Negócio; Semana da Engenharia – Comece a Organizar sua Idéia de Negócio; Prêmio Mulher de Negócios; Sebrae Delas – Descubra-se; Café com Negócios – Potencialize suas Vendas de Final de Ano.

Desses atendimentos, o Sebrae Aqui destacou que 2.191 foram realizados com pessoas físicas e jurídicas que foram pela primeira vez procurar atendimento no órgão, sendo 738 pessoas físicas e 1.453 pessoas jurídicas.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Paulo Lossila, explicou que o Sebrae buscou durante todo o ano atender o maior número de pessoas para informar sobre as melhores formas de manter seus negócios.

“O Sebrae tem um papel fundamental no mantimento de empresas de pequeno porte em nossa cidade, empresas essas que futuramente poderão se tornar grandes negócios e fomentar a nossa economia local. O crescimento e pequenas empresas é notável, e o Sebrae está aqui para isso, orientar e ajudar cada empreendedor a prosperar. Quero agradecer toda a equipe do Sebrae aqui, a Pauliane Soares, a Gabriela Bagatini e aJuliana Araujo, pelo bom desempenho durante 2023”, ressaltou.