Governo - Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2024

Casa dos Velhos completa 73 anos com ajuda de R$ 112 mil

Verba de emenda do vereador “Du do Serv Festa” beneficiou entidade que atende 68 idosos

Casa dos Velhos completa 73 anos com ajuda de R$ 112 mil

O prefeito Caio Aoqui e o vereador Eduardo Alexandre Sanches, o “Du do Serv Festa”, foram à Casa dos Velhos, às vésperas de a entidade completar 73 anos de sua fundação, para entregar um repasse de recursos da ordem de R$ 112 mil.

A instituição iniciou suas atividades em 20 de janeiro de 1951 e atende cerca de 70 idosos. O atendimento na área de assistência social é voltado para o acolhimento ao idoso desamparado, em regime de internato permanente.

O presidente da Casa dos Velhos, Benedito Marquezin, lembrou que desde a sua fundação –“por um grupo de abnegados cidadãos espíritas, a entidade se sustenta através de rendas que advém da própria sociedade, com suas doações dos mais variados tipos, através dos sócios mantenedores, que contribuem mensalmente em dinheiro e várias promoções, como Feirão de móveis e utensílios usados, Feirão de roupas e calçados usados, Leilão de gado, Almoço - churrasco beneficente”, justificou.

Além disso, ao longo dos anos, com o reconhecimento como entidade beneficente pelos órgãos públicos municipal, estadual e federal, a Casa dos Velhos tem sido contemplada com alguns benefícios, como isenções de diversos impostos, encargos e verbas.

O vereador Du do Serv Festa lembrou que é morador da região onde está instalada a entidade e reconhece o trabalho de acolhimento que oferece aos idosos de Tupã. “Por tudo isso, reservei minha emenda para destiná-la a instituição que realiza um amplo trabalho aqueles que deram sua vida na construção de nosso município”, disse o parlamentar.

Já o prefeito Caio Aoqui salientou que “o trabalho da Casa dos Velhos justifica o honroso título de que Tupã é uma das melhores cidades voltadas para o acolhimento ao idoso do Brasil. Reconhecendo o compromisso desta entidade,através de sua diretoria e colaboradores é que a municipalidade não mede esforços para destinar recursos, como no caso da emenda do vereador Du que ajuda na manutenção dessa valorosa atividade de assistência e socialização, sem nenhum custo para o beneficiado”, disse.

MELHOR CIDADE

Em recente publicação no portal https://capitalist.com.br/melhores-cidades-para-idosos/ Tupã foi destaque como uma das melhores cidades para Idosos no Brasil, ao lado de municípios localizados em outros estados e em regiões mais desenvolvidas como Florianópólis (SC), Porto Alegre (RS), Niterói (RJ), e municípios paulistas - Santos, São João da Boa Vista, Vinhedo e São José do Rio Preto.

Os levantamentos foram feitos pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas sobre cidades brasileiras que são muito boas para pessoas idosas, pois contam com uma rede de apoio que eles possam vir a precisar, além de contar com tranquilidade e sossego.

Entre os dados avaliados estão saúde, habitação, cultura, clima, finanças e bem-estar. A publicação ressalta que Tupã possui um maior número de idosos e é reconhecida pela qualidade em seu sistema de saúde, porque possui o maior número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).Além disso, trata-se de um município, onde se tem mais segurança. Pensando nestes dados, que idoso não gostaria de morar nessa cidade e ter garantia de saúde de qualidade?