Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024

Iniciada a reforma da Praça da Igreja São Judas, na Vila Abarca

A área vai ganhar acessibilidade, iluminação de led e academia ao ar livre

Iniciada a reforma da Praça da Igreja São Judas, na Vila Abarca

A Prefeitura de Tupã deu início a revitalização da Praça “Monsenhor Afonso Hafner”, localizada junto à Igreja São Judas Tadeu, na Vila Abarca, zona norte. Os serviços de reforma são executados através da construtora Ampla LTDA de Adamantina.

A reforma da praça de aproximadamente 2.800 metros quadrados incluirá diversos aspectos: troca da pavimentação, substituição da iluminação existente por LED, implantação de área de lazer (playground, quiosques e academia ao ar livre) e nova pintura.

Inicialmente a construtora está executando a etapa de retirada dos bloquetes que serão substituídos por piso de concreto, como o da Praça da Bandeira, além de demolições de outras estruturas.

O investimento é de R$ 335.586,16, dos quais, R$ 300 mil são oriundos de repasses federais, viabilizados pelo deputado Orlando Silva, através da vereadora Cristina Vicente dos Reis Fernandes, a professora “Cris”.

Os trabalhos foram iniciados em 8 de janeiro e devem ser concluídos até 8 de maio, e prevê total remodelação.

CONEXÃO

De acordo com o projeto, os quiosques, dos quais, dois já existiam, serão revitalizados e, um terceiro, será edificado — como ambientes convidativos para diversas atividades. “Moradores da região podem usufruir desses espaços para interagir socialmente, promover piqueniques em família, desfrutar de momentos ao ar livre e engajar-se em jogos de tabuleiro, prática comum naquele espaço. Os quiosques ampliam as opções de lazer e contribuem para a construção de uma comunidade conectada com os laços sociais”, destacou a vereadora Cris Vicente.

O prefeito Caio Aoqui atendeu à solicitação da parlamentar e a incluiu dentro do programa implementado pela administração, após o período de pandemia de “recuperar os espaços públicos, dotando-os de condições de serem frequentados pela família tupãense e com ampla acessibilidade a todos os públicos”, considerou.

Praças revitalizadas:

• Praça dos Pioneiros, Centro;
  • Praça “Anália Lopes Dualibi”, Jardim Guanabara;
  • Praça “João Zacano”, Vila São Paulo;
  • Praça Dom Bosco, Centro;
  • Praça “João Colucci”, Parque Universitário;
  • Praça “Monsenhor Afonso Hafner”, Jardim Ipiranga/Vila Abarca;
  • Praça “Edson Fresneda da Silva”, Conjunto Habitacional José Feliciano;
  • Praça “Luiz Pacola Neto – Sabiá”, CDHU Antônio Pereira Gaspar;
  • Praça “Ariadne Gabriela de Oliveira Silva”, zona sul;
  • Praça “Manoel Thomé do Nascimento”, Santa Adélia;
  • Praça 1º de Novembro, distrito de Varpa;

Novos Espaços:

• Pista de Caminhada “Moacir Batista de Couto”, no entorno do piscinão da Marajoara;
  • Praça “Shunzi Aoki”; Jardins Aoki/Morumbi
  • Parque Linear na Av. Marechal do Ar Eduardo Gomes – com a Ciclofaixa “Osvaldo Dias – Simonal” e a Pista de Caminhada “Osvalmir Melatti Carrasco”.