Educação - Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024

Tupã realizará Conferência de Cultura e eleição de membros do conselho

Fazedores de cultura poderão avaliar o desenvolvimento da cultura local, e eleger Conselheiros de Políticas Culturais

Tupã realizará Conferência de Cultura e eleição de membros do conselho

No dia 25 de fevereiro, a Subsecretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã (CMPCT) realizarão a IV Conferência Livre de Cultura e a eleição dos novos membros do CMPCT.

O evento aberto a sociedade, será no auditório do NUTI Izilda de Freitas Alves — Núcleo de Tempo Integral da FEPASA, das 8h às 17h. Ao reunir os fazedores de cultura do município, será possível avaliar o Plano Municipal de Cultura, que estabelece as ações decenais dos diferentes segmentos que compõe a cultura.

Segundo o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, o objetivo da conferência é retomar o diálogo e debater as políticas voltadas aos artistas e profissionais da área. “Você terá voz para apresentar suas ideias, e discutir conosco quais objetivos foram atingidos, o que se fez em Tupã para desenvolver e preservar a diversidade das expressões culturais e para promover o acesso a elas”, afirma.

A revisão do Plano deve ser cumprida a cada dois anos. Dessa forma, pré-conferências setorizadas foram organizadas, a fim de levantar as demandas e os anseios locais. A conferência abordará propostas e metas do teatro, do artesanato, da música, da dança e dos museus, por exemplo.

Além disso, os participantes poderão participar da eleição dos dez conselheiros municipais de políticas culturais para o próximo biênio. Com ao menos um representante e seu suplente no (a):

1.      Teatro;

2.      Associação dos Artistas e Artesãos de Tupã e Região - AAART e dos Artesãos radicados no Município;

3.      Música, conservatórios musicais e escolas de música;

4.      Dança;

5.      Museu, Ciência e Tecnologia;

6.      Literatura;

7.      Entidade étnica organizada, sem fins lucrativos, que tenham, em seu Estatuto, como atribuição ou finalidade, o apoio ao desenvolvimento de atividade artístico-cultural;

8. Audiovisual (cinema, vídeo e TV);

9.      Fotografia;

10.    Produção ou agência cultural.

O candidato deverá se inscrever no dia da conferência, apresentando documentação obrigatória (Diário Oficial do Município — Tupã — Edição 572), e as informações que comprovem sua atuação artística no segmento por qual concorre. Poderão disputar o pleito, artistas, produtores culturais, agentes culturais, membros de grupos culturais, membros de cooperativas culturais, entre outros, maiores de 18 anos, residentes em Tupã.

Enquanto os eleitores precisam atuar na área da cultura, ter mais de 16 anos, e estar regularmente inscritos no “Cadastro de Artistas do Município”, até 23 de fevereiro de 2024 (http://sistemas.tupa.sp.gov.br:5656/publico/cadastroartistas/).

O voto será em cédula, secreto e realizado em salas específicas para cada segmento artístico, com garantias de sigilo e segurança. No mesmo dia, haverá apuração e a proclamação dos eleitos, cuja posse ocorrerá na primeira reunião ordinária da CMPCT após a eleição.

Conforme o atual presidente do CMPCT, Tarciso Vieira Mendes, o regimento segue a “Lei Cidinha Faleiros” (lei 4.560, de 2011). “Precisamos escolher pessoas que de fato atuem naquele segmento que pretendem representar. E estar principalmente dispostas a trabalhar pelas demais áreas, de forma impessoal. Fiscalizando e auxiliando na implementação de políticas culturais, como um elo entre a sociedade e o poder executivo”, Tarciso explica que, por isso, o conselho é paritário, composto ainda por dez membros indicados pelo poder público.

Os detalhes da convocação e o regulamento para a IV Conferência Municipal de Cultura e a eleição dos representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã estão disponíveis na íntegra em www.imprensaoficialmunicipal.com.br/tupa (Edição 572).