Educação - Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Museu dos Tropeiros está em reforma

Acervo virtual sobre tropeirismo pode ser pesquisado

Museu dos Tropeiros está em reforma

Com recursos de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turístico (DADETUR), no valor de R$ 534.080,01, a empreiteira Plaw Construções está reformando e adequando o Museu dos Tropeiros.

A adequação compreende na implantação de serviço se prevenção e combate a incêndio, no prédio localizado atrás da Praça Rui Barbosa – colônia da Fepasa – na antiga Estação Ferroviária.

Serão executados também alguns outros serviços como revisão da cobertura do pátio, substituição das telhas de barro do prédio principal, limpeza das telhas da varanda da frente e o fechamento do local, com a instalação de uma grade metálica no entorno, com portões para acesso.

ACERVO VIRTUAL

Como parte do Plano Municipal de Cultura, a Subsecretaria de Cultura catalogou os acervos museológicos do município. Este trabalho foi iniciado no Museu dos Tropeiros.

Todo acervo virtual consta no portal da Cultura - http://sistemas.tupa.sp.gov.br:5656/publico/portalcultura/paginas_acervo.php. Acessando o portal e clicando na peça, o interessado terá todas as informações sobre o objeto exposto.

“Do acervo foram fotografadas peça por peça, medindo peso, largura, altura, levantando quem foi o doador, e anotando quando o item chegou ou a data em que foi doado ao município”, conta o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches.

O Museu dos Tropeiros iniciou suas atividades em 2017 e reúne mais de 663 peças, documentos, fotografias e objetos relacionados às comitivas tropeiras da região de Tupã, e ao grupo dos “Chapéus Brancos”, que organizou o primeiro rodeio do município.