Educação - Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024

Casa do Artesão está aberta de segunda a sábado para visitas e compras

Espaço tem exposição e comercialização de produtos de artesãos da cidade

Casa do Artesão está aberta de segunda a sábado para visitas e compras

Os moradores de Tupã e turistas que queiram adquirir e conhecer trabalhos artesanais podem visitar a Casa do Artesão “Enoch Fonseca”. O espaço está localizado no centro de Tupã, na rua Coroados s/n, ao lado do Museu Pedagógico Índia Vanuíre, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

No prédio, o espaço é dividido para a exposição de trabalhos de artesãos de Tupã. Dentre os trabalhos estão: produtos em crochê, tricô, peças em madeira, MDF, enxoval de bebê, bordados, artigos religiosos, bijuterias, lembranças de Tupã e outros.

Segundo a organização da Casa do Artesão, todos os artigos expostos são comercializados e os interessados também podem fazer encomendas aos artesãos responsáveis.

Além do espaço físico, os interessados podem conhecer os trabalhos de cada artesão pelo site oficial do Turismo de Tupã (turismo.tupa.sp.gov.br). De forma online, os interessados podem conhecer um pouco do trabalho de cada artesão e entrar em contato direto pelo contato pessoal de cada um na descrição da página.

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Cultura, a Casa possui espaço higienizado e com atendimento personalizado para receber todos os visitantes.

O Subsecretário Municipal de Cultura, Luis Carlos Sanches, disse que a abertura do espaço buscou dar destaque aos artesãos da cidade e ajudar na comercialização dos produtos, visto que muitos artesãos têm a venda dos produtos artesanais como principal renda.

“A classe de artesãos que temos em nossa cidade é muito ativa, principalmente nos eventos, projetos e festas realizados pela Administração. Por esse comprometimento, lutamos junto com eles para que a Casa do Artesão fosse inaugurada, e hoje fosse referência em Tupã”, disse.

O prefeito Caio Aoqui ainda destacou que a Casa foi pensada de forma que pudesse reunir o trabalhos de todos os artesãos da cidade, dando espaço para que todos possam comercializar seus produtos.

“É um espaço cheio de oportunidades, seja para os visitantes que podem conhecer lindos trabalhos artesanais, ou até mesmo para os profissionais, que podem contar com uma estrutura completa e segura para manterem seus trabalhos. Aproveito para parabenizar cada artesão que trabalha diariamente para oferecer um serviço de qualidade e uma lembrança aos turistas da nossa cidade”, enfatizou.

A Casa do Artesão

A Casa do Artesão de Tupã “Enoch Fonseca” foi inaugurada no dia 21 de setembro de 2023, e leva o nome em memória do grande artesão tupãense Enoch Fonseca, figura ativa na luta pela classe artesã da cidade.

Em vida, segundo familiares e amigos próximos, Enoch participou de inúmeras iniciativas que buscavam resgatar a arte e cultura no município. Também participou de edições do tradicional projeto Quinta com Arte, onde ensinava crianças e adultos sobre a arte do entalhe em madeira e comercializava seus produtos.

O espaço que hoje abriga a Casa do Artesão foi cedido para a Prefeitura pelo Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, e divide espaço com o bosque do Solar “Luis de Souza Leão”, Museu que preserva a casa do fundador de Tupã, proporcionando aos visitantes uma experiência ainda mais completa.