Agricultura - Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Estrada Sete de Setembro recebe Programa Melhor Caminho

Proprietários não terão nenhum gasto, mas as obras custarão R$ 1,2 milhão

Estrada Sete de Setembro recebe Programa Melhor Caminho

O Programa Melhor Caminho está em andamento na estrada TUP-344, conhecida como “Sete de Setembro”, a partir da retirada das cercas que margeiam a via. Os proprietários rurais não vão desembolsar nenhum recurso com a retirada e reposição da cerca, nem perdem qualquer centímetro de área.

O investimento de R$ 1.202.335,48, vai beneficiar centenas de famílias que possuem terras nos bairros Sete de Setembro, Cotoco e Dom Quixote. A estrada possui grande tráfego por permitir acesso ao distrito de Universo, Balneário do Sete, aterro de galhos do bairro Dom Quixote e aos municípios de Iacri e Rinópolis.

Os pontos críticos da estrada sofrerão a movimentação do leito, serviços de manutenção e adequação das saídas de água das curvas de nível e aplicação de pedra brita. O leito também fica mais largo, com até 10 metros em alguns trechos.

As melhorias serão executadas por empresa contratada pelo governo estadual com acompanhamento da LBR Engenharia, que procedeu os últimos ajustes no projeto, considerando o fato de o solo ser muito arenoso.

O programa Melhor Caminho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem atuação transversal, melhorando índices econômicos e sociais e, objetiva, a recuperação de estradas rurais por todo o estado, permitindo tráfego de veículos mesmo em período de muita chuva.

DÉCADAS DE ESPERA

O prefeito Caio Aoqui comemorou a conquista: “É uma obra aguardada há mais de 30 anos pelos produtores rurais estabelecidos na região e usuários da estrada. Por permitir acesso a outros bairros rurais e a duas cidades da microrregião, o transito é muito grande. Esse também foi outro compromisso assumido pelo governador Tarcísio, e que ele colocou em pauta no seu primeiro ano de governo, concluindo agora com o início dos serviços neste começo de ano”, lembrou.

De acordo com o secretário de Agricultura, Anderson Luiz, todos os proprietários de chácaras e sítios, que margeiam a estrada, assinaram ao longo de 2023, o Termo de Anuência, concordando com as normas do programa Melhor Caminho.

“Depois de cumpridas todas essas etapas, incluindo levantamento arbóreo autorizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que dispõe, sobre licenciamento ambiental de intervenções destinadas à conservação e melhorias de estradas e, a retirada das cercas, é que de fato começa a movimentação de terra no local. Só para confirmar, a execução da obra é feita 100% pelo governo do estado”, explicou o titular da pasta.

Outra estrada que também deverá receber melhorias do Programa Melhor Caminho, em 6 km de pontos considerados críticos é a estrada TUP-355, conhecida como estrada da Santa Estela.