Educação - Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Prefeitura realiza IV Conferência Municipal de Cultura

Artistas discutiram sobre o Plano de Cultura e votaram para eleição dos novos membros do CMPCT

No último domingo (25), a Prefeitura de Tupã, por meio da Subsecretaria Municipal de Cultura, realizou a IV Conferência de Cultura. O evento, realizado na Escola de Segundo Turno “Izilda de Freitas Alves” – Núcleo Fepasa, contou com a presença de representantes da classe artística da cidade.

Durante a Conferência, foi apresentado de forma sucinta o Plano Municipal de Cultura, e aberto para discussões. Além do microfone aberto para os presentes, o artista Robinson Ricci apresentou estudo realizado sobre o Plano de Cultura, onde apontou detalhes sobre o plano em comparação ao Plano Nacional de Cultura.

No período da tarde, a partir das 14h, também foi realizada a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã (CMPCT), que atuarão durante o próximo biênio. A eleição foi realizada em salas diferentes, com votos secretos.

Novos membros

Representantes das atividades do Teatro:

• Titular: Flávio Eduardo da Silva Junior (eleito)
  • Suplente: Mirian Nueko Yoshinaga (eleita)

Representantes dos Artesãos:

• Titular: Edson Roberto Pantolfi (eleito)
  • Suplente: Ademir Fernandes de Cena (eleito)

Representantes dos Músicos, Conservatórios Musicais e Escolas de Música:

• Titular: Rafael Chagas Viviano (eleito)
  • Suplente: Pedro Henrique Vaz (empossado)

Representantes das atividades de Dança:

• Titular: Mariana Mazeti de Lima (eleito)
  • Suplente: José Lincoln Menegildo Casselin (eleito)

Representantes dos Museus, Ciências e Tecnologia:

• Titular: Clóvis Manoel (eleito)
  • Suplente: Valquiria Cristina Martin (eleita)

Representantes das atividades de Literatura;

• Titular: Alcione Alcântara Gonçalves (eleito)
  • Suplente: Flavio Martins (empossado)

Representantes dentre as Entidades Étnicas organizadas, sem fins lucrativos, que tenham em seu Estatuto, como atribuição ou finalidade, o apoio ao desenvolvimento de atividades artístico-culturais:

• Titular: Célia Aldins Bukvar (eleito)
  • Suplente: Elza Tekla Margarete M. Kruklis (eleita)

Representantes de Audiovisual (cinema, vídeo e TV):

• Titular: Jéssica Carolina Monteiro Morales (eleita)
  • Suplente: Renato Gonzalez Rosa (eleito)

Representantes da Fotografia:

• Titular: Diego Henrique Pereira (empossado)
  • Suplente: Não preenchido

Representantes dos Produtores ou Agentes Culturais:

• Titular: Wesley da Silva Vasques (eleito)
  • Suplente: Karina Guimarães de Carvalho (eleita)

O Subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, ressaltou que a realização da IV Conferência de Cultura foi mais um passo para a união da classe artística de Tupã, e que a apresentação do Plano mostra como o poder público tem trabalhado para concretizar todos os objetivos do setor da Cultura.

“É muito importante que a classe cultural faça essa união para que questões sejam discutidas e novas ideias sejam apontadas. Mais uma Conferência foi realizada e estamos muito contentes em poder eleger os novos membros do CMPCT, que farão um trabalho em nome de toda a classe artística”, disse.

Ao lado dos vereadores Charles dos Passos e Paulo César Soares, o prefeito Caio Aoqui destacou em seu discurso que todos os fazedores de cultura da cidade são bem-vindos para exporem seus pontos e discutirem junto ao poder público sobre novas políticas que sejam interessantes para a classe.

“Temos a Subsecretaria de Cultura com profissionais que atuam na área e estão disponíveis para receber todas as demandas relacionadas à cultura. Entendemos a importância do setor cultural e continuaremos trabalhando para que sejam direcionados mais benefícios a toda classe”, destacou.