Governo - Sexta-feira, 01 de Março de 2024

Rede Feminina de Combate ao Câncer vai implantar home care

O serviço será iniciado com recurso destinado pela vereadora “Claudinha do Povo”

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tupã e Região recebeu nesta quarta-feira (28), recurso de mais de R$ 112 mil que será investido no serviço de home care — conceito de tratamento domiciliar. A assistência deverá ser implementada pela entidade que atua em Tupã há 30 anos.

A Rede é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, cujo objetivo é prestar assistência gratuita a pacientes carentes portadores de câncer e difundir informação útil para sua prevenção.

A entrega simbólica do cheque no valor de R$ 112.773,66 foi realizada pelo prefeito Caio Aoqui e a vereadora Cláudia Aparecida da Silva, a “Claudinha do Povo”.

A presidente da instituição, Dinah Machado Modelli lembrou das dificuldades enfrentadas no início das atividades em 1994 e da superação pela força do trabalho voluntário.

“Desde que foi instalado o Centro de Oncologia no antigo hospital São Francisco, em 1988, a região sabe sobre o tratamento em quimioterapia realizado em Tupã. Claro, Marília e outros centros são também referência, mas somos credenciados através do SUS e, agora, o projeto é ampliar esse atendimento aos pacientes em suas residências através do home care. Por isso, essa verba destinada pela vereadora Claudinha do Povo é que efetivará o nosso objetivo”, pontuou Dinah Modelli.

HOME CARE

Para implantar o serviço, a Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com voluntárias e profissionais que vão destinar cuidados com o paciente. O home care tem a finalidade de ajudar no tratamento, no cuidado paliativo de doentes terminais e na comodidade das pessoas que não podem ou não devem se locomover até os espaços de saúde.

Sobre o trabalho desenvolvido há décadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, a vereadora Claudinha do Povo lembrou que sua iniciativa vai ao encontro dos objetivos da entidade.

“Atuo há 17 anos na área da saúde, como funcionária pública, e quando soube da intenção da Rede em implantar esse trabalho a domicílio entendi que era a oportunidade de auxiliar destinando a minha emenda a uma causa tão nobre. Para tanto, contei com a parceria do prefeito Caio, sempre sensível às causas sociais”, destacou.

Já o prefeito Caio Aoqui destacou o papel importante que a Rede tem no município, e parabenizou toda a equipe por realizarem um trabalho tão bonito, que ajuda milhares de pessoas. “São anos de atuação no nosso município, onde a equipe da Rede busca diariamente auxiliar pessoas em tratamento. Aproveito para parabenizar também a vereadora Claudinha que sempre esteve envolvida com o setor da saúde e enxergou nesta emenda uma oportunidade de apoiar esse trabalho da Rede Feminina”, disse.

AULAS

A Rede Feminina também oferece aulas de música e de informática às crianças e adolescentes em tratamento oncológico. A assistência é feita através do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A ideia é que as crianças e adolescentes se qualifiquem e desenvolvam suas habilidades motoras e psicológicas.