Governo - Segunda-feira, 11 de Março de 2024

“Atitude Animal” recebe repasse para construir abrigo

A Associação resgata e cuida de cães abandonados

A ONG Atitude Animal de Tupã recebeu nesta quinta-feira (7) repasse de emenda parlamentar – R$ 170 mil. Uma parte do recurso será utilizada para construção de abrigo para animais abandonados e a outra para custeio da entidade.

Fundada em julho de 2021, a associação não tem fins lucrativos. Para arcar com gastos com a assistência veterinária, compra de remédios e alimentos, entre outros serviços, realiza ações como venda de batatas recheadas, cachorro-quente e brechó, além de pedir doações nas redes sociais.

A construção do abrigo é uma proposta que surgiu desde a criação da Associação. Nesse sentido, em 2022, o prefeito Caio Aoqui autorizou através de decreto a cessão de um terreno público na Chácara São Lucas, km 532 da SP-294.

No local funcionou um barracão da antiga APEHOSP - Associação de Pacientes Egressos de Hospitais Psiquiátricos de Tupã, onde deverá ser construído um canil, com parte da emenda de R$ 170.547,33. Para o local deverão ser encaminhados cães resgatados nas ruas ou vítimas de maus-tratos.

“Em pouco mais de 2 anos de existência, cerca de duzentos animais foram cuidados pela entidade. Atualmente abrigamos pouco mais de 40 e os custos são elevados para o tratamento, cirurgias, e manutenção do local, mesmo com o amplo trabalho voluntário”, explicou o presidente da ONG, José Romero Sobrinho, o “Ritchie”.

EMOÇÃO

O vereador Antonio Brito idealizador da entidade e autor da liberação do recurso se emocionou ao falar do início das atividades e da mobilização que a causa proporciona. Acostumado a atuar na área da saúde, o parlamentar agora também defende a causa como forma de garantir a saúde humana.

“É uma questão de saúde pública o abandono de cães. Sem cuidados, muitos adoecem e transmitem doença para o ser humano. Então como homem público devemos cuidar dos humanos e dos animais integrantes do meio em que vivemos”, sentenciou.

Já o prefeito Caio Aoqui complementou “as ações do vereador vieram ao encontro do programa de governo da administração. Em 2021, quando foi fundada a Atitude Animal, também instituímos legislação contra o abandono e maus tratos aos animais; atendemos aos pleitos dessa entidade e efetivamos a ampliação de programa de castração de cães e gatos no município”, enumerou.

LEI N° 410

Fica estabelecido no Município de Tupã o pagamento de multa aos atos de abandono ou crueldade cometidos contra animais.https://www.legislacaodigital.com.br/Tupa-SP/LeisComplementares/410

Parágrafo único - Consideram-se crueldade e maus tratos, todas e quaisquer ação ou omissão que impliquem em: abandono em áreas particulares ou vias públicas, sofrimento, abuso, degradação, ferimentos de qualquer natureza, mutilação, transtornos psicológicos ou estresse de animais silvestres, nativos ou exóticos, domésticos e domesticados.