Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 14 de Março de 2024

Tupã sediará conferência regional de promoção da igualdade racial

Haverá debates entre gestores e comunidade; e palestras com membros dos governos estadual e federal

Com o objetivo de propor alternativas para a superação do racismo tanto do ponto de vista econômico quanto social e político, e de promover o respeito à diversidade, a Prefeitura de Tupã realizará a I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (COREPIR) dia 28 de março, com a presença de representantes do estado e do governo federal.

O encontro será promovido numa parceria entre a Subsecretaria de Direitos Humanos, o COMPIR (Conselho Municipal de Políticas da Igualdade Racial), a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Polução Negra (CPPN) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR).

O tema que norteará os debates será “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”.

Conforme o subsecretário de Direitos Humanos, André Prado, será um espaço de discussão aberto à comunidade para análise do compromisso municipal, estadual e federal com a fomento da equidade, de avaliação dos avanços e para pensar em soluções para os desafios vivenciados historicamente pelo povo preto brasileiro.

Os participantes serão divididos entre os seguintes eixos temáticos:

• I - enfrentamento do racismo e de outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural;
  • II - enfrentamento de todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios;
  • III - enfrentamento da intolerância religiosa;
  • IV - desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.

Além disso, palestras serão ministradas por Iêda Leal, secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial; e por Robson Silva Ferreira, coordenador de Políticas para a População Negra do Estado de São Paulo.

“Será a primeira visita à região da secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), Iêda Leal. Ela apresentará o SINAPIR, sistema aderido pelo município que organiza e articula a implementação das políticas e serviços prestados em âmbito Federal, ampliando o diálogo e o contato com as demais esferas executivas”, declara.

Robson Silva Ferreira esteve no município em julho de 2023, representando Secretaria da Justiça e Cidadania na Semana da Mulher Negra de Tupã. Ele abordará o seguinte tema: “As Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios na Superação ao Racismo”.

PALESTRANTES:

Iêda Leal

Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial

Tema — O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial: Política Pública com Participação e Controle Social

Sobre a palestrante — Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), pedagoga pós-Graduada em Métodos e Técnicas de Ensino. Integrou a Secretária de Combate ao Racismo SINTEGO. Foi coordenadora do Movimento Negro Unificado, e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhados em Educação. Também atuou como secretária de Comunicação do Conselho Estadual de Educação de Goiás; membro da Comissão Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação Afro-brasileiros, entre outros.

Robson Silva Ferreira

Coordenador de Políticas para a População Negra do Estado de São Paulo

Tema — As Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios na Superação ao Racismo.

Sobre o palestrante — advogado, mestrando em Direitos Humanos pela UNIFIEO, palestrante, professor e coordenador de graduação e pós-graduação da Universidade Zumbi dos Palmares, e membro da Subcomissão Especial de Heteroidentificação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

A entrada é gratuita. Para se inscrever basta acessar o site tupa.sp.gov.br/corepir e selecionar qual eixo temático quer debater.

I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Data: 28/3/2024

Horário: 8h30 às 12h/ 13h às 16h

Local: Auditório da FADAP | Rua Mandaguaris, 1010 - Tupã (SP)