.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Resultado da ADL mostra maior porcentagem de focos dentro das residências

Índice levantado ainda mantém o município em estado de alerta


Resultado da ADL mostra maior porcentagem de focos dentro das residências

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, realizou nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL). A ação foi iniciada na última segunda-feira (22) e finalizada nesta quarta-feira (24).

 

Segundo o responsável pelo Departamento, Marco Antônio de Barros, o resultado comprova que a cidade, mesmo com a transmissão de dengue controlada, está em alerta para a infestação do Aedes Aegypti.

 

"Tupã apresentou 3,9 na ADL. O novo resultado enquadra o município como classificação 'alerta' na escala de 1 a 3,9, estabelecida pelo Ministério da Saúde. O cenário atual representa que 95% dos focos estão nas residências e muitos moradores não estão fazendo o seu papel no combate à dengue”, disse.

 

Marco ainda explicou que a ADL corresponde à quantidade de imóveis encontrados com larvas do mosquito Aedes aegypti. "Durante a avaliação, das mil e duzentas residências visitadas pelos agentes, quarenta e sete estavam com focos do mosquito, totalizando cinquenta e nove focos no total. Vale destacar que todos os focos foram encontrados em locais onde o próprio morador poderia ter eliminado, o que nos faz reforçar ainda mais o pedido para que todos cuidem de seus quintais e nos ajudem nesse combate", alertou.

 

Segundo o relatório apresentado, das 1.200 visitas haviam 3.495 recipientes potenciais para o criadouro do mosquito, sendo que 864 estavam com água. As regiões com mais focos do mosquito transmissor foram: Jardim Europa, Vila Santa Rita de Cássia e Jardim Cybelle.

 

O Secretário Municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, informou que a partir do resultado da ADL mais ações serão desenvolvidas no combate à dengue. "Buscamos realizar as ações por toda a cidade, com agentes nas ruas diariamente. No entanto, é muito importante que os moradores façam ações simples dentro dos quintais. Com cinco minutos todos os dias, é possível evitar novos casos da doença", pediu.

 

O prefeito Caio Aoqui ainda destacou que o trabalho da Saúde, por meio do Departamento, está sendo muito eficaz, e mesmo em alerta, o número de casos confirmados mostra isso.

 

“Tupã é a cidade da região com menos casos da doença e nenhuma morte confirmada, mostrando que todo o trabalho que vem sendo realizado está valendo a pena. Mas, é importante lembrar que, mesmo com números ainda controlado em relação às demais cidades, precisamos continuar fazendo a nossa parte. A ADL mostrou que precisamos trabalhar ainda mais para eliminar os focos de dengue dentro dos quintais, garantindo assim a saúde de todos”, destacou.

219 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.