.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Município oferta empreendedorismo para alunos da educação integral

EMEIEF Mário Covas realizou Festa da Pipoca para ensino prático da venda de produtos


A educação empreendedora está inserida no currículo estendido de três escolas de tempo integral da rede municipal. A modalidade vai além da formação para o trabalho na área da gestão de negócios, porque, desenvolve os alunos nos aspectos de liderança, autonomia e educação financeira.

 

Ao final de cada bimestre, o material didático propõe uma atividade prática que permite a assimilação do conteúdo teórico de forma divertida. Por isso, no dia 26 de abril, uma “Festa da Pipoca” foi realizada no NUTI (Núcleo de Tempo Integral) Izilda de Freitas Alves – Fepasa, possibilitando que os alunos dos 4º e 5º anos aprendessem de modo mais significativo a importância das etapas de fabricação e comercialização de produtos.

 

Davi Tavares, 10 anos, está matriculado na turma B do 5º ano da EMEIEF Governador Mário Covas, e gostou de participar da Festa da Pipoca. “Tem uma equipe para abrir o saquinho, pegar a pipoca, colocar na bacia e levar para a venda. Eu e meu ajudante ficamos no caixa pegando o dinheiro. No fim do ano, vamos decidir se a gente vai para um passeio ou comprar um brinquedo. Está sendo bom e legal aprender empreendedorismo”.

 

Os estudantes planejaram até mesmo a divulgação da Festa da Pipoca, confeccionando cartazes que ficaram expostos no NUTI, e que informavam preço e data da venda. O público-alvo foram as salas do 4º ano. O lucro obtido será somado com o de outras ações previstas para acontecerem ao longo do calendário letivo de 2024.

 

Conforme a coordenadora da unidade, Glaucia Lopes Ribeiro, o objetivo de ter esta oficina na grade curricular ultrapassa a meta de formação de empreendedores para o mercado de trabalho. “A atitude empreendedora explora várias questões, como o socioemocional, a criatividade, a resolução de problemas. Por isso, tem sido um grande ganho para nossos alunos. Vale pontuar, que na pesquisa de avaliação que fizemos com os pais em 2023, foi a oficina mais bem votada”, disse.

 

O empreendedorismo também está presente na matriz curricular diversificada do Ensino Fundamental da EMEIEF prof. Thiago Alves da Silva Leandro e da EMEIEF prof. Sônia Maria Gomes Jerônimo. 

 

A implantação da modalidade resulta de uma parceria com o Sebrae de Marília, por meio de indicação do vereador Lucas Hatano na câmara municipal. O parlamentar justificou que a educação deve atuar como ferramenta transformadora e de incentivo à quebra de paradigmas. 

 

“O ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para poderem identificar ao seu redor oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. Favorecendo o fortalecimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida”.

 

192 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.