.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Agricultura e Abastecimento - Segunda-feira, 26 de Maio de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Gripe aviária: situação em Tupã está sob controle

Secretaria de Agricultura e Abastecimento trabalha em conjunto com autoridades estaduais para evitar que vírus atinja granjas do município


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Tupã está adotando uma série de procedimentos para evitar que a gripe aviária atinja o plantel tupãense. O trabalho vem sendo realizado em parceria com especialistas do Governo do Estado e tem como objetivo impedir que a doença comprometa a produção de ovos, que está entre as principais atividades econômicos do município.
“Até o momento, adotamos todas as precauções recomendadas pelos especialistas e estamos atuando junto aos empresários do setor para evitar que o vírus atinja as granjas do município. É um momento de extrema cautela pois esta doença tem consequências muito graves”, analisou o secretário Anderson Pereira.


No próximo dia 3 de junho, avicultores de toda região vão se reunir na capital paulista para definir estratégias sobre como lidar com esta ameaça. Para se ter uma ideia da dimensão, a Festa Ovo, uma das mais tradicionais da região, pode ter sua realização comprometida neste ano. O Governo de São Paulo atua na prevenção e monitoramento da gripe aviária (H5N1), mesmo sem registro de casos confirmados no Estado. 
Com a declaração de emergência sanitária em todo o país, equipes técnicas do governo do estado estão atuando em conjunto com autoridades municipais, para evitar o registro de casos no estado.  As medidas de prevenção são importantes não apenas para evitar a disseminação da doença, mas para preservar a fauna local e a população dos riscos de sua contaminação.


Embora seja incomum em seres humanos, e não haja registro de casos confirmados no país, a gripe aviária pode ser disseminada por meio do contato direto (manuseio) ou indireto (convivência no mesmo ambiente) com animais infectados. É importante ressaltar que a enfermidade não é transmitida pelo consumo da carne ou ovos. No entanto, foram ampliadas as medidas de biossegurança em aviários para prevenir a propagação do vírus.

299 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.