Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Aulas têm foco em melhorar desempenho de alunos de 5º ano e melhor prepará-los para exames como o Saeb e o Saresp
Estudantes de 5º ano da Rede Municipal de Ensino estão tendo aulas extras com o objetivo de melhorar seu desempenho em sala de aula e melhor prepará-los para exames como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
A atividade é feita de maneira individualizada e leva em conta as características de cada criança. “Este intensivo consiste em aulas extras criadas especificamente para cada aluno, levando em conta o perfil de cada um e suas necessidades. Isso garante maior equidade no aprendizado”, destaca Rosana Porto e Silva, diretora da escola Professor João Geraldo Iori.
De acordo com ela, a atividade, que se estende também às outras escolas da rede, permite que os estudantes cheguem mais focados e confiantes aos exames e eleva seu rendimento no cotidiano escolar. “A proposta para a realização destes preparatórios intensivos partiu da Secretaria de Educação e recebeu apoio dos pais, já que as aulas são extras e ministradas após o período escolar”, acrescentou.
As avalições
Tanto o SAEB quanto o SARESP são avaliações de larga escala, criadas para medir o desempenho dos estudantes. Enquanto o primeiro tem alcance nacional, o segundo é realizado apenas no estado de São Paulo.
O SAEB acontece a cada dois anos e busca analisar a educação básica em todo o Brasil. Já o SARESP é realizado todos os anos e afere o desempenho das crianças que frequentam escolas no estado São Paulo. Ambas avaliam conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, utilizando os resultados para subsidiar políticas educacionais e planejar melhorias no ensino.