.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 11 de Novembro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Novembro Azul: rede de saúde vai atender em horário estendido

Unidades vão ficar abertas durante o período noturno para permitir agendamento de pessoas que têm dificuldade no horário comercial


Novembro Azul: rede de saúde vai atender em horário estendido

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura vai ampliar o horário de atendimento das Unidades de Saúde em apoio à campanha Novembro Azul. O objetivo é dar oportunidade para os homens que têm compromissos profissionais durante o horário comercial e, por isso, encontram dificuldades para agendar consultas e passar por exames.

Em Tupã, o atendimento estendido será das 17h às 21h, em todas as unidades de saúde. Já nos distritos de Varpa, Parnaso e Universo, o atendimento tem início às 16h e vai ser encerrado às 20h.

O atendimento no horário convencional será mantido e a recomendação é para que os pacientes que tenham disponibilidade para agendamento neste período procurem os postos no período compreendido entre 8h e 17h.

É importante destacar que, na primeira visita, é solicitado apenas o exame de PSA Antígeno Prostático Específico), que é uma proteína produzida pela próstata masculina. O nível dessa substância é medido por um exame que ajuda a indicar eventuais alterações. É com base nessa avaliação que, se houver necessidade, é realizado o exame de toque retal.

A Campanha
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a cada 38 minutos um homem morre vítima de câncer de próstata no Brasil. Para chamar a atenção para o tema e despertar a consciência na população masculina sobre a importância da realização de exames, a campanha “Novembro Azul” é realizada em todo o mundo.

No Brasil, os números também são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens depois dos tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país.

502 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.